CONVITE PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO - MARIANA DE MENDONÇA MELO

CONVITE PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional tem o prazer de convidar a comunidade científica para a 253ª sessão pública de apresentação e defesa da dissertação de Mestrado:

 

CANDIDATO (A): MARIANA DE MENDONÇA MELO

 

TÍTULO:

Autômatos Celulares Aplicados à Dinâmica de Doação Emparelhada de Rins

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. Thiago Gomes de Mattos

CEFET-MG

Prof. Dr. José Geraldo Peixoto de Faria

CEFET-MG

Prof. Dr. Ricardo de Carvalho Falcão

UFSJ

Prof. Dr. Arthur Rodrigo Bosco de Magalhães

CEFET-MG

Prof. Dr. Leonardo dos Santos Lima

CEFET-MG

LOCAL:

Auditório 101 do Prédio 17 (DECOM) Campus II, CEFET-MG

Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira

DIA:

31 de agosto de 2018 - Sexta-feira

HORA:

15 horas

RESUMO: Embora o transplante seja o melhor tratamento para o doente renal crônico, há um desequilíbrio constante entre a doação de rim para a realização de transplante e o número de doentes renais na fase terminal, segundo Organ Procurement and Transplantation Network (OPTN). Dessa forma, para estender o acesso ao transplante e melhorar a taxa de sobrevivência com qualidade de vida para o paciente, este trabalho visa desenvolver um modelo de doação emparelhada de rins. A idealização do modelo baseia-se em solucionar a incompatibilidade e/ou a baixa compatibilidade envolvida em um par doador-receptor trocando-se o doador de pares distintos. No modelo proposto descrevemos a propagação de transplantes renais a cada passo de tempo sob influência do grau de altruísmo do doador e da compatibilidade entre os pares. Através de simulações computacionais e estudos estatísticos, analisamos o comportamento do modelo que consiste na dinâmica de evolução de uma rede aleatória de autômatos, no qual cada nó da rede corresponde a um par doador-receptor.

 

 

Palavras-chave: Doação emparelhada de rins. Autômatos Celulares. Dinâmica. Diagrama de fases.

Notícia cadastrada em: 23/08/2018 11:38
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6