Banca de QUALIFICAÇÃO: Samara Soares Leal

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Samara Soares Leal
DATA : 13/12/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório 401 (DECOM)
TÍTULO:

CAPPSI: UM NOVO MODELO PARA O CONTROLE ATIVO DOS PRINCIPAIS PARÂMETROS SEMAFÓRICOS DAS INTERSEÇÕES


PALAVRAS-CHAVES:

Programação Semafórica. Algoritmos Evolucionários. Controle Ativo de Tráfego. Simulação de Tráfego.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

A frota de veículos no Brasil tem aumentado significativamente, porém as políticas públicas de mobilidade e investimentos em obras viárias não têm sido suficientes para acompanhar este crescimento. A consequência disso é o aumento do tráfego de veículos nas vias ocasionando congestionamentos que afetam a sociedade, o meio ambiente e a economia do país. Diante deste cenário, há diversos trabalhos, na literatura, sobre a construção de cidades inteligentes (smart cities), pelo uso da tecnologia, como alternativa para melhorar a mobilidade nos centros urbanos. Dentre as estratégias utilizadas, destacam-se os semáforos inteligentes ou reativos. Neste contexto, este trabalho apresenta um novo modelo de controle semafórico denominado "CAPPSI - Controle Ativo dos Principais Parâmetros Semafóricos de Interseções. Esse modelo associa o uso de algoritmos evolucionários (AE) para otimizar os seguintes parâmetros semafóricos: tempo de verde, tempo de ciclo, defasagem e sequência de fases. Para tal, o modelo não utiliza a simulação para avaliar as soluções (limitação encontrada em trabalhos na literatura), pois esta estratégia torna o processo de busca dos algoritmos lento e de difícil adaptação para o mundo real. Para testar a aplicabilidade do CAPPSI um estudo de caso é desenvolvido, em que os dados de demanda dos veículos das interseções de uma região de Belo Horizonte (dados reais coletados pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte - BHTrans) são carregados no simulador de tráfego AIMSUN. Este simulador será calibrado previamente para melhor representar as condições reais da região de estudo. O modelo CAPPSI recebe essas demandas de veículos do AIMUSUN e, a partir da aplicação de um AG - Algoritmo Genético canônico e um DE - Algoritmo de Evolução Diferencial, define, em tempo real, qual a melhor configuração dos parâmetros semafóricos que atenda a demanda de modo a diminuir o tempo de atraso desses veículos nas interseções em estudo. Para a definição deste tempo de atraso, é realizado um experimento adicional para definir qual função de atraso, dentre as mais utilizadas na literatura, apresenta uma estimativa mais adequada para a medida em questão. Os experimentos realizados foram analisados estatisticamente e os resultados mostram que o AG foi capaz de encontrar melhores soluções para o problema quando comparado ao algoritmo DE e ao plano de semáforos utilizado atualmente pela BHTrans. Estes resultados mostram que o uso do modelo CAPPSI associado às técnicas de inteligência computacional no processo de otimização do plano de semáforos é promissor e pode proporcionar uma gestão de tráfego mais eficiente que minimize as consequências causadas pelos congestionamentos de veículos nos centros urbanos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - FLAVIO VINICIUS CRUZEIRO MARTINS
Externo à Instituição - GLAYDSTON MATOS RIBEIRO - UFRJ
Presidente - PAULO EDUARDO MACIEL DE ALMEIDA
Externo ao Programa - RENATO GUIMARAES RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 11/12/2018 11:16
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5