Banca de QUALIFICAÇÃO: Polyane Avelar Rezende

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Polyane Avelar Rezende
DATA : 09/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Online, por meio de videoconferência
TÍTULO:

O Emprego da Gestão de Processos e da Gestão do Conhecimento para a Melhoria da Tomada de Decisão no Processo de Avaliação de Fornecedores em uma Fundação Pública


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação de Fornecedores; Gestão do Conhecimento; Gestão de Processos; Fundação Pública; Tomada de decisão


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Apesar da existência de inciativas para melhoria dos processos da Administração Pública advindas com a reforma gerencial na década de 90, observam-se ainda a permanência de características típicas do modelo burocrático, como a adoção de estruturas tradicionais, funcionais, departamentalizadas e com um processo decisório rígido, fazendo com que mudanças organizacionais e culturais se tornem necessárias para a modernização da máquina pública. Nesse cenário, a Gestão do Conhecimento e a Gestão de Processos surgem como instrumentos que podem auxiliar na melhoria organizacional e trazer eficiência e eficácia para prestação de serviços públicos. Sendo assim, esta pesquisa tem por finalidade analisar como a gestão de processos associada à gestão de conhecimento poderia contribuir para a melhoria da tomada de decisão no processo de avaliação de fornecedores de uma Fundação Pública do Estado de Minas Gerais. Esse processo representa, ao mesmo tempo, o fechamento e a retroalimentação do processo de compras, já que o resultado dessa avaliação suportará as decisões de escolha de fornecedores, e, em consequência, a escolha dos materiais e serviços adquiridos. Em termos teóricos, discute-se na pesquisa a evolução histórica da Administração Pública e o processo de compras nessas instituições, apresentando a diferenciação entre a abordagem pública e privada, os aspectos gerais da gestão de contratos públicos e a avaliação de fornecedores. Além disso, são apresentados conceitos relacionados à gestão de processos de negócio e a gestão do conhecimento, que darão base à escolha das ferramentas e técnicas para o alcance dos objetivos propostos. O percurso metodológico foi traçado com base em uma pesquisa qualitativa, empregado a estratégia da pesquisa-ação. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas, análise documental, grupos focais e seminário e os dados coletados serão tratados com base na análise de conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DANIELA MARTINS DINIZ - UFSJ
Presidente - FABRICIO MOLICA DE MENDONCA - CEFET-MG
Interna - LILIAN BAMBIRRA DE ASSIS
Externo à Instituição - SAULO BARBARÁ DE OLIVEIRA - UFRRJ
Notícia cadastrada em: 28/08/2020 09:36
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