Pessoas-Mercadorias: um estudo sobre a emergência do mercado de aluguel de pessoas no Japão
Estudos de Mercados; Dinâmica de Sistemas Mercado; Mercado de Aluguel de Pessoas; Negociações e Processos Decisórios; Marketing
Este projeto se propõe a apresentar um estudo sobre a emergência e legitimação do mercado de aluguel de pessoas no Japão, a partir da perspectiva adotada na Dinâmica de Sistema de Mercados (DSM) (GIESLER; FISCHER, 2017), que reúne discussões interdisciplinares acerca de mercados, e, apesar de localizada no Marketing, se afasta da visão tradicional adotada no campo. Nesta perspectiva, conduzimos esse estudo entendendo que contexto, cultura e normas sociais são inseparáveis no processo de criação e legitimação de mercados (HUMPHREYS, 2010). O que nos leva a entender e destacar os elementos socioculturais inerentes à sociedade japonesa, que abrigam a emergência desse mercado. Por consequência, é importante considerar a discussão sociológica dos papéis sociais e da teatralidade da vida, para apontar o valor das posições e dos papéis sociais na sociedade japonesa, baseada em relações lococentristas, ou seja, tendo a posição que ocupam na sociedade como referência. De igual forma, destacamos as marcas culturais que a língua japonesa carrega, e traduz uma sociedade enraizada em um sistema rígido de hierarquia social. A partir dessas considerações, entendemos que a emergência do mercado que abriga a mercantilização de pessoas é permeada por um intenso dinamismo, onde se observam encontros e desencontros de distintos atores, atravessados por interesses políticos e influências culturais, assim como de leis e normas que regulam e defendem suas trocas monetárias e sociais. Para tanto, esse trabalho será conduzido por uma pesquisa documental, cujos dados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), com o objetivo de compreender como os elementos socioculturais japoneses abrigam a emergência desse mercado e são traduzidos de forma que os atores envolvidos possam harmonizar seus interesses, estabelecer ou adaptar suas normas e valores, de forma a orientar seus processos decisórios durante suas negociações.