Banca de DEFESA: Thiago Henrique Oliveira Silva

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Thiago Henrique Oliveira Silva
DATA : 10/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: online, por meio de videoconferência
TÍTULO:

Proposta de uma Abordagem DEA para Medir a Eficiência das Instituições Pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Envoltória de Dados; Eficiência; Indicadores de gestão educacional; Rede Federal de Educação  


PÁGINAS: 182
RESUMO:

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) tem abrangência nacional e é composta por 64 instituições, dentre elas, as Escolas Técnicas Vinculadas, os Institutos Federais de Educação, os Centros Federais de Educação e o Colégio Pedro II. A RFEPCT oferece ensino nas mais diversas modalidades, de forma gratuita e acessível a toda a sociedade. Nesse sentido, a fim de manter esse ensino acessível e com qualidade a todas as regiões em que a RFEPCT está presente, nota-se um interesse cada vez maior por parte da administração pública de medir a eficiência das suas unidades vinculadas. Dessa maneira, esta pesquisa teve por objetivo propor uma abordagem objetiva utilizando-se da Análise de Componentes Principais (ACP) para a seleção das variáveis de entrada e saída e da Análise Envoltória de Dados (DEA) para medir a eficiência da RFEPCT na perspectiva dos indicadores educacionais da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), do Índice de Governança e Gestão (IGG) e do Índice Geral de Curso (IGC) das instituições de ensino vinculadas a RFEPCT. Cabe destacar a possibilidade de utilização dos resultados aqui postulados para auxílio na tomada de decisão dos gestores a nível estratégico e tático tais como reitores, pró reitores, diretores gerais e demais diretores sistêmicos das instituições vinculadas à RFEPCT. Em relação aos métodos utilizados, esta pesquisa foi aplicada, uma vez que propôs uma abordagem objetiva sobre uma problemática real no âmbito educacional. Ademais, a mesma foi quantitativa uma vez que mensurou de forma numérica a eficiência das unidades vinculadas a RFEPCT. No tocante aos fins, esta pesquisa foi descritiva, pois buscou identificar, registrar e analisar as características do objeto estudado. Como meio, foi feito uma pesquisa documental acerca dos dados provenientes do indicador do Tribunal de Contas da União (TCU) denominado IGG, do IGC do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos indicadores educacionais presentes na PNP oriundos do Ministério da Educação (MEC). A partir dos resultados foi possível selecionar variáveis com alta capacidade explicativa, não redundantes e que contemplasse áreas importantes a serem monitoradas na educação como recursos orçamentários, qualidade dos cursos, governança e gestão. Além disso, a partir da mensuração da eficiência foi possível apontar o IFRN como a única Unidade Tomadora de Decisão (UTD) eficiente e principal referência no que tange a adoção de boas práticas de eficiência. Ademais, a partir de uma perspectiva regionalizada, verificou-se que as UTDs localizadas nas regiões sudeste e sul foram as que obtiveram as melhores posições no ranqueamento. Em contrapartida, de maneira geral, as regiões norte, nordeste e centro-oeste não obtiveram bons resultados de eficiência. Uma atenção maior se dá para as UTDs localizadas na região norte, principalmente em virtude dos resultados alcançados nos indicadores e devido a dispersão geográfica a ser atendida pelas UTDs. Por fim, após a comparação do ranqueamento da DEA com o Índice de eficiência acadêmica (IEA) publicado pela PNP, foi possível verificar diferenças significas nas posições alcançadas pelas UTDs, ficando como recomendação a não utilização do IEA como critério para ranqueamento ou a adoção da DEA para tal objetivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ELISANGELA MARTINS DE SA
Interno - FELIPE DIAS PAIVA
Externo à Instituição - MAGNO SILVÉRIO CAMPOS - UFOP
Notícia cadastrada em: 10/11/2021 16:51
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