EX-ALUNA DE ADMINISTRAÇÃO DO CEFET-MG CURSA PHD E DÁ AULA DE ESTRATÉGIA NOS ESTADOS UNIDOS



A convite do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), a ex-aluna Bárbara Silva conta como suas experiências no CEFET-MG contribuíram para a internacionalização da sua carreira. Após cursar seu bacharelado e mestrado em Administração no CEFET-MG, Bárbara ingressou no PhD em Business Management na University of Central Florida e atualmente dá aula de estratégia nos Estados Unidos. “O CEFET foi muito importante para que eu alcançasse a internacionalização da minha carreira. Se não fosse todo o conhecimento que adquiri ao longo dos meus anos como aluna, eu jamais conseguiria conduzir pesquisas no exterior e dar aula em outro país. As aulas de estratégia que tive me trouxeram grande parte do conhecimento que eu aplico hoje em sala de aula, e toda a pesquisa que eu conduzi no CEFET me deu grande suporte para conduzir meu PhD aqui nos Estados Unidos”.

 

Bárbara conta sobre a relação com o CEFET-MG. “A administração é uma área muito poderosa, uma empresa bem-sucedida ajuda inúmeras pessoas direta e indiretamente. O CEFET incentiva muito a união entre academia, indústria e comunidade, e eu acho isso incrível. Acredito que a indústria precisa da ciência para avançar, e a ciência precisa trazer benefícios para a indústria e a comunidade. Tenho muito orgulho por ter me formado em uma instituição que possui essa preocupação”.

 

Bárbara concluiu seu bacharelado em Administração no CEFET-MG em 2018 e conta como essa formação foi fundamental para que ela decidisse que carreira gostaria de seguir “sempre fui apaixonada por administração, mas somente quando eu iniciei meu bacharelado no CEFET, tive certeza de que realmente era isso que queria para minha vida, como carreira. Os professores que tive marcaram muito meu caminho. Não tenho dúvidas que ter obtido meu diploma por uma instituição federal tão renomada me ajudou a conquistar minha vaga no PhD”. Durante sua graduação, Bárbara foi aprovada em um programa de mobilidade internacional do CEFET-MG e teve a oportunidade de cursar um semestre de estudos no Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal, com bolsa. “Sou muito grata ao CEFET por ter me proporcionado essa experiência de estudar Administração em outro país. Acho que foi durante meu tempo em Portugal que percebi como buscar experiências no exterior enriquece nossa vida profissional e pessoal. Enxergamos o mundo fora da nossa caixa”.

 

Logo após concluir a graduação, Bárbara iniciou o mestrado acadêmico em Administração no CEFET-MG. “Ingressar no mestrado foi a melhor coisa que eu fiz. O curso é excelente. Foi durante meu mestrado que eu realmente me encontrei como administradora. Ao poder me aprofundar muito mais nos estudos da Administração, descobri minhas reais paixões por estratégia e empreendedorismo e sou muito grata por isso. Minha dissertação foi um estudo muito interessante – do qual tenho muito orgulho – com empreendedores brasileiros que iniciam seus negócios nos Estados Unidos.” Durante o mestrado, Bárbara foi contemplada com a bolsa de estudo CAPES. “Estudar no CEFET-MG abre muitas portas. Você tem acesso a oportunidades que outras universidades não oferecem”.

 

Por fim, Bárbara deixa um recado para os alunos que pretendem cursar PhD no exterior. “Acho que é muito importante se preparar o máximo que conseguir durante a graduação e o mestrado. Manter um histórico de boas notas, conduzir pesquisas com dedicação, fazer iniciação científica, participar de congressos, ser bastante ativo na sua área de estudos, tudo isso conta muito no processo seletivo de um doutorado. Mas sem dúvidas o mais importante é ser apaixonado pela sua área. Quando você ama o que faz, você consegue transparecer isso muito facilmente e com certeza se destaca dos demais”.

 

Quem tiver interesse em entrar em contato com a Bárbara pode contactá-la diretamente pelo seu instagram: @phdnadisney 

Notícia cadastrada em: 31/05/2022 13:24
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5