Banca de DEFESA: Erika Dias Cordeiro Hosken

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Erika Dias Cordeiro Hosken
DATA : 19/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: online, por meio de videoconferência
TÍTULO:

Um Estudo Ergológico sobre a Atividade de Tutoria: contribuições para as tomadas de decisões na elaboração e implementação de programas de tutoria em instituições de ensino


PALAVRAS-CHAVES:

Atividade de Tutoria; Ergologia; Processos Decisórios; Educação Profissional de Nível Médio; Pedagogia


PÁGINAS: 183
RESUMO:

Essa pesquisa teve como objetivo principal compreender, a partir da abordagem ergológica, a atividade de tutoria exercida por professores-tutores, tendo em vista que a tutoria se configura como uma prática pedagógica que oferece ao estudante um apoio adicional em sua trajetória, podendo abarcar tanto a esfera acadêmica, quanto a profissional. Para isso, partiu-se em busca por conhecer parte dos saberes – constituídos e investidos – necessários à atividade. Assim, a investigação para que tal propósito fosse atingido, num primeiro momento, foi feita a partir da análise de estudos científicos existentes que discorriam sobre a temática – tanto estudos do campo conceitual, quanto do axiológico e também do praxiológico – visando compreender os saberes constituídos no campo da tutoria. Em momento posterior, através da pesquisa de campo, buscando conhecer os saberes da prática, foi feita a produção de dados junto a professores que acabaram de passar pela experiência atuando em um programa piloto como tutor no IFMG Campus Ibirité, bem como junto a coordenadores de programas de tutoria, possuidores de maior experiência relacionada a esse trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida através de um estudo de caso, utilizando-se de entrevistas individuais semiestruturadas. A sistematização e análise dos dados produzidos foi feita a partir de categorias ergológicas. Os resultados obtidos permitiram compreender parte dos saberes que são essenciais para a prática da tutoria. Evidenciam-se as dramáticas dos usos dos corpos-si vivenciadas pelos tutores na lida com esse trabalho, as renormalizações que realizam para dar conta da atividade, bem como a convocação dos saberes coletivos para tornarem o trabalho algo exequível. Além disso, os participantes apontaram para os desafios enfrentados ao se depararem com a falta das normas antecedentes e com a falta de formação. Essa pesquisa contribui ao auxiliar gestores nos processos decisórios relacionados à implantação desse tipo de ação pedagógica em instituições de ensino médio, como também com o aperfeiçoamento de procedimentos ou normas, uma vez que permitiu ampliar o debate relativo aos saberes necessários à prática da tutoria, possibilitando reflexões que visam ampliar o processo de sistematização e registro de saberes sobre essa prática pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ADMARDO BONIFACIO GOMES JUNIOR
Interna - LUDMILA DE VASCONCELOS MACHADO GUIMARAES
Externa à Instituição - RENATA BASTOS FERREIRA ANTIPOFF - IFMG
Notícia cadastrada em: 22/07/2022 10:28
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