Banca de DEFESA: MATEUS AUGUSTO MARTINS DE PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATEUS AUGUSTO MARTINS DE PAIVA
DATA : 15/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Campus VI
TÍTULO:

Estudo ab initio da formação e destruição da molécula SiS e sua relevância astroquímica


PALAVRAS-CHAVES:

OSiS, SiS, SiO, H2S, HS, Astroquímica, MRCI, Interestelar.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

A astroquímica ainda é uma ciência interdisciplinar de vanguarda, sendo que os meios e a estrutura para seu desenvolvimento apareceram no final do século XX. Por tal motivo, ainda há muitos problemas em aberto para serem resolvidos e estudados. A astroquímica tem como principal objetivo estudar a química do meio cósmico propondo caminhos de reação e explicações para
formação de certas moléculas, de forma experimental ou não. 


Diversos astrônomos já fizeram observações das moléculas isoladas OSi e SiS em certas regiões do espaço, contudo nenhuma observação espacial foi feita para molécula OSiS, mesmo com evidências de que ela seja um elo entre OSi e SiS. A molécula de OSi já foi bem estudada e sua origem e formação é bem entendida. Contudo a molécula de SiS recebeu menos atenção, sua formação no ambiente interestelar ainda é um assunto de debate. 

Neste trabalho foi proposto um caminho de reação possível para a relação destas moléculas, através de cálculos de primeiros princípios. Pelo estudo da superfície de energia potencial da molécula de OSiS, descobriu-se que a molécula de SiS é facilmente convertida para a molécula de OSi, em colisões com oxigênio, porém a conversão de OSi para SiS não acontece. Descobriu-se também que a reação de OSi + S leva a formação da molécula estável OSiS em seu estado singleto passando por uma região de cruzamento de estados singleto e tripleto, além disso é previsto outros isômeros também podem ser formados por esta via, tais como OSiS cíclica e SOSi.

Foi descoberto que a molécula SiS pode ser formada através de reações entre silício atômico com a molécula hidrosulfeto (HS) e ácido sulfídrico (H2S). Na reação com HS a molécula de SiS é facilmente formada, enquanto com H2S a reação acontece com troca de estados de spin. Ambas reações são exotérmicas. Também foi proposto caminho de reação de diversas outras moléculas e isômeros que apresentam relação com silício, enxofre e hidrogênio. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - BRENO RODRIGUES LAMAGHERE GALVAO
Externo ao Programa - LUIS ARGEL POVEDA CALVINO
Externo à Instituição - MATEUS XAVIER SILVA - UFMG
Externo à Instituição - VINICIUS CÂNDIDO MOTA - UFES
Notícia cadastrada em: 31/07/2019 10:43
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9