Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA ADRIANA CORDEIRO DUARTE NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIA ADRIANA CORDEIRO DUARTE NUNES
DATA : 08/11/2019
HORA: 15:00
LOCAL: cefet campus vi
TÍTULO:

SÍNTESE HIDROTERMAL DE NANOFIBRAS DE ÓXIDO DE MOLIBDÊNIO PARA APLICAÇÃO EM REAÇÕES DE OXIDAÇÃO SELETIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Molibdênio; NFMo; Catalisador; Oxidação; ODS.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

 Nos últimos anos, catalisadores a base de óxido de molibdênio têm se destacado em aplicações envolvendo oxidação de substratos orgânicos com peróxido de hidrogênio. Nesse trabalho, nanofibras de óxido de molibdênio (NFMo) foram sintetizadas por simples tratamento hidrotermal de bis(acetilacetonato)-dioxomolibdênio (VI) (MoO2(acac)2) em solução aquosa, sem necessidade de uso de surfactantes ou outros agentes direcionadores de crescimento. Esse material foi caracterizado e aplicado como catalisador em reações de oxidação de diversos substratos orgânicos, na presença de peróxido de hidrogênio ou TBHP como oxidantes.

As NFMo sintetizadas foram caracterizados por DRX, IV, Raman, MEV, TG, Fisissorção de N2. Os resultados comprovaram a obtenção da fase cristalina ortorrômbica do MoO3 e possibilitaram a observação de morfologia bem definida e uniforme do material. Posteriormente, as NFMo foram aplicadas em reações de oxidação seletiva de compostos de enxofre como o DFS, o MFS, o DBT e o BT, e apresentaram excelente atividade catalítica em condições suaves de reação. O catalisador também apresentou boa eficiência na oxidação de outros substratos orgânicos, como piridina, quinolina e 5-HMF, e mostrou-se eficaz para a epoxidação de olefinas na presença de TBHP. 

Os resultados obtidos apontam que o catalisador estudado apresentou grande potencial em reações de oxidação seletiva, mostrando-se muito promissor para aplicações em reações de ODS.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - PATRICIA SANTIAGO DE OLIVEIRA PATRICIO
Interna - RAQUEL VIEIRA MAMBRINI
Notícia cadastrada em: 08/10/2019 18:46
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8