Banca de DEFESA: JANIA DOS SANTOS ROSARIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANIA DOS SANTOS ROSARIO
DATA : 25/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: auditório campus VI
TÍTULO:

Sintese e caracterização de complexos de gálio(III) e bismuto(III) com ligantes bioativos


PALAVRAS-CHAVES:

ácido nalidíxico; ciprofloxacina; 8-hidroxiquinolina; bismuto; gálio


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Nos últimos anos tem havido uma expansão de compostos de gálio e bismuto com potencial terapêutico. O gálio(III) é capaz de mimetizar o ferro(III) substituindo-o em vários sítios ferro-dependentes, causando interrupção da replicação celular, o que se constitui em um importante mecanismo contra a proliferação de células tumorais. O bismuto(III), por sua vez, tem sido utilizado no tratamento de distúrbios gastrointestinais, úlceras e infecções bacterianas especialmente as causadas pela bactéria Helicobacter pylori. O bismuto apresenta a grande vantagem de apresentar baixa citotoxicidade.

Dessa forma, esse trabalho consiste em aliar as propriedades farmacológicas desses íons metálicos a de ligantes bioativos. Nesse trabalho são apresentadas a síntese, caracterização físico-química e estudos espectroscópicos de três novos compostos possuindo como centro metálico o bismuto(III) ou o gálio(III) com os ligantes das famílias das quinolonas (ácido nalidíxico e ciprofloxacina) e das quinolinas (8-hidroxiquinolina) .  Os compostos são: [BiCl3(CFX)3] –1, [Bi(8-hq)2(Hcip)]Cl‧2H2O – 2, [Ga(NDX)3]∙4H2O – 4. Um dos compostos presentes neste trabalho já é conhecido na literatura, [Ga(8-hq)3] – 3 e foi preparado para futuramente ser usado como referencial para testes citotóxicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - PRISCILA PEREIRA SILVA CALDEIRA
Interno - EUDES LORENCON
Externo à Instituição - WILLIAN XERXES COELHO OLIVEIRA - UFMG
Notícia cadastrada em: 05/03/2020 07:12
SIGAA | Secretaria de Governança da Informação - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7