Banca de DEFESA: MARCIA ADRIANA CORDEIRO DUARTE NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIA ADRIANA CORDEIRO DUARTE NUNES
DATA : 11/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma RNP
TÍTULO:

SÍNTESE HIDROTERMAL DE NANOFIBRAS DE ÓXIDO DE MOLIBDÊNIO PARA APLICAÇÃO EM REAÇÕES DE OXIDAÇÃO SELETIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Molibdênio; NFMo; Catalisador; Oxidação; ODS.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O petróleo é uma mistura de inúmeros compostos orgânicos com predominância de hidrocarbonetos, incluindo alguns contaminantes, em pequenas proporções, como os compostos de enxofre e nitrogênio, por exemplo. Esses contaminantes trazem uma série de inconvenientes tanto no processamento do petróleo quanto na utilização de seus derivados. Por isso, processos de remoção desses contaminantes, como a dessulfurização oxidativa, são de extrema importância e vêm sendo cada vez mais aprimorados e estudados.

 Nos últimos anos, catalisadores a base de óxido de molibdênio têm se destacado em aplicações envolvendo oxidação de substratos orgânicos com peróxido de hidrogênio. Nesse trabalho, nanofibras de óxido de molibdênio (NFMo) foram sintetizadas por simples tratamento hidrotermal de bis(acetilacetonato)-dioxomolibdênio (VI) (MoO2(acac)2) em solução aquosa, sem necessidade de uso de surfactantes ou outros agentes direcionadores de crescimento. Esse material foi caracterizado e aplicado como catalisador em reações de oxidação de diversos substratos orgânicos, na presença de oxidantes como o peróxido de hidrogênio ou TBHP, no caso da reação de epoxidação. Com o intuito de promover a remoção dos contaminantes do petróleo, as nanofibras sintetizadas também foram utilizadas na dessulfurização oxidativa de uma matriz simulada de gasolina.

As NFMo sintetizadas foram caracterizados por DRX, IV, Raman, MEV, MET, TG, Fisissorção de N2. Os resultados comprovaram a obtenção da fase cristalina ortorrômbica do MoO3 e possibilitaram a observação de morfologia bem definida e uniforme do material produzido. Além disso, os resultados obtidos com histograma de distribuição de diâmetros apontam que há uma predominância de nanofibras com diâmetro em torno de 100 nm. As nanofibras apresentaram estabilidade térmica até a temperatura estudada de 600 °C e baixa área superficial, como era esperado por ser constituída de um óxido. 

Posteriormente, as NFMo foram aplicadas em reações de oxidação seletiva de compostos de enxofre como o DFS, o MFS, o DBT e o BT, e apresentaram excelente atividade catalítica em condições suaves de reação, sob pressão atmosférica (1 atm) e temperatura ambiente (25 °C). O catalisador também apresentou boa eficiência na oxidação de outros substratos orgânicos, como piridina, quinolina e 5-HMF, e mostrou-se eficaz para a epoxidação de olefinas na presença de TBHP. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - RAQUEL VIEIRA MAMBRINI
Interna - PATRICIA SANTIAGO DE OLIVEIRA PATRICIO
Interno - EUDES LORENCON
Notícia cadastrada em: 08/02/2021 09:10
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6