Banca de DEFESA: ÍNGRID AMÉLIA DOS SANTOS MATUSINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÍNGRID AMÉLIA DOS SANTOS MATUSINHO
DATA : 11/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Campus VI
TÍTULO:

Inluência do tipo de amido e reticulação nas propriedades de blendas biodegrdáveis contendo poli(butileno-adipato- co- tereftalato).


PALAVRAS-CHAVES:
Amido, blenda, poli(butileno-adipato- co- tereftalato).

PÁGINAS: 80
RESUMO:

Nos últimos anos, questões ambientais estão cada vez mais em evidência na sociedade, principalmente, em relação aos resíduos plásticos e a poluição ambiental relacionada aos mesmos (UNEP, 2016). De acordo com estudos realizados pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza), o Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico no mundo, produzindo cerca de 11,3 milhões de toneladas de resíduos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia (WWF, 2019). O estudo e o desenvolvimento de polímeros biodegradáveis são uma possibilidade para contornar esse problema (Muthuraj et al, 2017). Os polímeros biodegradáveis oferecem uma série de vantagens para a conservação ambiental já que se degradam em um período de tempo razoavelmente curto sem causar problemas ambientais. Neste trabalho, propõem-se produzir e caracterizar blendas de amido termoplástico modificado (TPSR) e poli(butileno-adipato- co- tereftalato)-PBAT, avaliar o efeito da origem do amido, tendo como fonte:  Fécula de Batata doce e Fécula de Mandioca, e a influência da variação dos teores de PBAT nas porcentagens de 10, 20, 30 e 40% m/m nas propriedades das blendas produzidas. As blendas serão caracterizadas quanto as propriedades térmicas, estruturais, morfológicas e mecânicas. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - JOAO PAULO CAMPOS TRIGUEIRO
Interna - PATRICIA SANTIAGO DE OLIVEIRA PATRICIO
Externa à Instituição - ELIANE AYRES - UFMG
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 17:50
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6