Banca de DEFESA: LAÍS MACEDO DE ALMEIDA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍS MACEDO DE ALMEIDA NUNES
DATA : 18/03/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma Eletrônica Microsoft Teams
TÍTULO:

DISCUTINDO CONCEITOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E INVESTIMENTOS FINANCEIROS: UMA SEQUÊNCIA
DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira. Investimentos Financeiros. Matemática Financeira.
Ensino Fundamental. Sequência Didática.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

A Educação Financeira promove o desenvolvimento de competências pessoais, possibilitando ao
indivíduo maior condição para a tomada de decisões no âmbito financeiro. Em função de sua
importância e relevância, o tema de Educação Financeira tem sido crescentemente valorizado, ganhando
espaço em diversas esferas nos últimos anos, principalmente no âmbito escolar. Tal contexto justifica a
apresentação dessa pesquisa de mestrado no programa de Mestrado Profissional de Matemática em Rede
Ampla (PROFMAT) no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG que
busca abordar e discutir questões relativas à Educação Financeira na Educação Básica, investigando
como o desenvolvimento de uma sequência didática que aborda a teoria de investimentos financeiros,
para turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, pode contribuir para a Educação Financeira desses
estudantes. A sequência didática foi elaborada na perspectiva da Educação Financeira Escolar (SILVA,
POWELL, 2013), à luz das orientações da ENEF (2011) e das diretrizes da BNCC (2018). Esse último
documento sugere que sejam estudados, ainda no Ensino Fundamental, conceitos básicos de economia
e finanças. Nesse sentido, a sequência didática foi formulada de maneira a explorar as temáticas de
Educação Financeira, Matemática Financeira, Calculadora do Cidadão, taxas de Juros, taxa Selic,
Inflação e Investimentos de Renda Fixa e Variável. Essa sequência foi aplicada de maneira remota,
devido à pandemia COVID-19, no formato de um minicurso extraclasse, com quatro encontros de uma
hora e meia de duração cada. O minicurso foi realizado com duas turmas de 31 inscritos cada, tendo
sido ofertado para estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada. Dessas
duas turmas, apenas uma foi considerada para análise dos resultados. Após aplicação da sequência
didática, foi feita uma análise de natureza qualitativa e descritiva das discussões levantadas durante o
minicurso. Após análises, acreditamos que a sequência didática, da maneira como foi montada,
promoveu a Educação Financeira dos estudantes uma vez que eles tiveram a oportunidade de discutir
conceitos e aspectos financeiros, demonstrando, por fim, entendimento e satisfação sobre a temática. No
entanto, devido às limitações de carga horária, não foi possível explorar mais profundamente alguns
tópicos, sendo assim, considera-se que essa temática ainda pode ser explorada durante o Ensino Médio.
Por fim, espera-se que esse trabalho e seus resultados também sirvam de estímulo e auxílio para outros
professores que desejem trabalhar com Educação Financeira e Investimentos na Educação Básica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IVAIL MUNIZ JUNIOR
Presidente - ERICA MARLUCIA LEITE PAGANI
Interna - VALERIA GUIMARAES MOREIRA
Notícia cadastrada em: 18/03/2022 07:42
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