Desenvolvimento de amostrador portátil para captura de emissões de escapamentos de veículos do ciclo diesel
Amostrador veicular portátil, prototipagem, emissões atmosféricas, dióxido de carbono.
Nos últimos anos, foi reconhecido que as emissões veiculares têm desempenhado papel fundamental nas mudanças climáticas, na poluição do ar e nas causas de doenças humanas ligada às emissões de poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2), compostos orgânicos voláteis (COV), monóxido de carbono (CO), e carbono negro (BC). Essas emissões são oriundas principalmente dos veículos pesados, movidos a óleo diesel. Devido ao rápido crescimento da frota veicular no mundo e à forte dependência do modal rodoviário para transporte de cargas e passageiros, as emissões de gases em países em desenvolvimento vêm crescendo fortemente, o que está afetando negativamente muitas populações. O controle e fiscalização de emissões nesse segmento é ineficaz, visto que não há mão de obra suficiente nem o emprego de métodos analíticos capazes de identificar e quantificar todos os poluentes emitidos via escapamento veicular durante a avaliação das condições veiculares. Diante disto, este trabalho propôs o desenvolvimento de um amostrador portátil para captura de emissões de escapamentos de veículos do ciclo diesel, tanto para amostragem da fração gasosa quanto da fração particulada, no intuito de permitir a identificação e quantificação dos compostos presentes em ambas as fases. Como analito modelo para o desenvolvimento e otimização das condições de amostragem, foi selecionado o gás dióxido de carbono, por ser um gás de efeito estufa e estar em alta concentração nessa emissão. A partir de pesquisa na literatura e em normas de avaliação veicular, diferentes modelos para o amostrador foram desenhados até chegar a um modelo a ser prototipado. Foram realizados testes de aplicação real com o protótipo em ônibus do CEFET-MG para otimização da amostragem. Foi desenvolvido um método de determinação de CO2 por cromatografia gasosa com detector por ionização de descarga de barreira dielétrica (GC-BID). A validação do método ainda será realizada, bem como alguns testes para checagem de estabilidade da amostra em diferentes tempos de armazenamento.