Banca de DEFESA: PRISCILA DE ALMEIDA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA DE ALMEIDA SILVA
DATA : 14/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Campus 6
TÍTULO:

CETALIZAÇÃO DO LEVULINATO DE ETILA COM PENTAERITRITOL USANDO CATALISADORES ÁCIDOS PARA PRODUÇÃO DE POTENCIAIS BLOCOS DE CONSTRUÇÃO EM SÍNTESE ORGÂNICA 


PALAVRAS-CHAVES:

Levulinato de etila. Pentaeritritol. Materiais Mesoporosos. Cetalização


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A intensificação da poluição ambiental causada pelo constante consumo de produtos de origem fóssil vem impulsionando o desenvolvimento de substitutos provenientes de fontes sustentáveis, como os derivados de biomassa lignocelulósica. O objetivo do presente trabalho foi sintetizar um composto orgânico com potencial para ser utilizado como bloco de construção em sínteses orgânicas a partir do derivado de biomassa levulinato de etila por meio da reação de cetalização utilizando o poliálcool pentaeritritol na presença de dois tipos de catalisadores, carboxilato de nióbio mesoporoso (CNbM), desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa e a resina catiônica comercial Amberlyst®15.

O desenvolvimento e caracterização do CNbM foi objeto de estudo do nosso grupo de pesquisa, e uma vez que esse material demonstrou ser muito promissor como catalisador, foi escolhido para o ensaio em reações de cetalização dentro do escopo desta dissertação. Já a resina catiônica Amberlyst®15 foi utilizada como um catalisador modelo, visto que a literatura correlaciona seu uso a elevadas taxas de conversão e seletividade para a formação do grupo cetal, com isso serão comparados os resultados obtidos entre os dois catalisadores já descritos.

O presente trabalho desenvolveu uma metodologia para a síntese do catalisador CNbM ,  e através das técnicas de caracterização por espectroscopia de absorção na região do infravermelho, termogravimetria e difração de raios X, foi possível observar evidências da ocorrência de coordenação do ligante ao metal e consequente obtenção do material, com base em dados da literatura. A medida de acidez do material à base de nióbio foi igual a 0,94 mmolH+ gsólido-1 que, quando comparada à Amberlyst®15 (4,42 mmolH+ gsólido-1) se mostra ser de natureza mais moderada..

A reação de cetalização entre o éster levulinato de etila e o álcool pentaeritritol ocorreu em sistema Dean Stark e segundo as análises de caracterização por espectroscopia de absorção na região do infravermelho e espectrometria de massas com ionização por electrospray, houve a formação do cetal de interesse.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - EUDES LORENCON
Interna - ADRIANA AKEMI OKUMA
Externo ao Programa - CLEVERSON FERNANDO GARCIA
Notícia cadastrada em: 08/07/2022 10:11
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5