Banca de DEFESA: VANIA MARIA DUARTE GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANIA MARIA DUARTE GONÇALVES
DATA : 16/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/matusalem-de-brito-duarte
TÍTULO:

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS DOCENTES DA CEDAF SOBRE AS POLÍTICAS E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão educacional. Necessidades educacionais especiais. Educação profissional e tecnológica


PÁGINAS: 133
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos docentes da CEDAF sobre as políticas e as práticas de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, visando ao aprimoramento institucional sob a perspectiva da educação inclusiva como política pública e direito. Para alcançar esse objetivo, realizou-se um estudo teórico sobre os aspectos históricos, normativos e o contexto da inclusão na atualidade, em seguida analisou-se o processo de inclusão na referida instituição, por meio da investigação sobre os conhecimentos e as experiências vividas pelos docentes no âmbito da educação profissional e tecnológica. Para tanto, baseou-se, quanto à abordagem, em pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados, revisão bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de questionários e entrevista individual semiestruturada, e, no que se refere à análise dos dados, fez uso da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados da pesquisa, identificou-se que os docentes participantes não possuem formação sobre a temática inclusão e anseiam por informações e orientações sobre como agir ao receber estudantes com necessidades educacionais especiais em suas turmas. Após o estudo dos resultados elaborou-se como produto educacional uma cartilha, que foi enviada aos docentes em formato digital, contendo informações relevantes e essenciais sobre inclusão. De acordo com a avaliação dos participantes dessa fase, a cartilha contribuiu para ampliar os conhecimentos deles sobre a educação inclusiva, assim como para o aprimoramento de suas práticas de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Portanto, espera-se que os resultados obtidos neste trabalho além de favorecer o processo de inclusão na instituição pesquisada, contribuam para novos estudos desenvolvidos na área, elucidando outras questões que envolvam a inclusão na educação profissional e tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MATILDE MEIRE MIRANDA CADETE
Presidente - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Interno - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 20/08/2021 07:44
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