Temos o prazer de convidar a comunidade do campus Divinópolis para a defesa de mestrado de
DATA 09/09/2021
Hora : 9h00
Local:https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/thiago-magela-rodrigues-dias .
TÍTULO: A educação para e pelo lazer em um Instituto Federal: experiências e contribuições dos projetos de extensão
Membros a Banca:
Interno – Flávio Raimundo Giarola
Externo À Instituição – Gilvan Martins Durães – Ifba
Externo À Instituição – Rodrigo Caldeira Bagni Moura – Ifmg
Presidente – Thiago Magela Rodrigues Dias
RESUMO Diante das condições impostas pela sociedade contemporânea, o tempo disponível dos estudantes têm se resumido a comportamentos ávidos e consumistas em detrimento de experiências criativas e reflexivas. Entretanto, as práticas de lazer contribuem para a compreensão da realidade, suscitando novas atitudes e mudanças. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar se há projetos e programas de extensão desenvolvidos no IFMG Campus Bambuí que contribuem para a educação para e pelo lazer aos estudantes da educação profissional técnica de nível médio e à comunidade em seu entorno e como ocorre tal contribuição. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa, o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Foram realizadas entrevistas com servidores orientadores dos projetos e aplicado um questionário aos alunos dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Informática, Manutenção Automotiva e Meio Ambiente integrados ao ensino médio que foram bolsistas e voluntários dos projetos de extensão. Em seguida, foi realizada a análise de conteúdo, na qual, constatou-se que os projetos de extensão investigados proporcionam a educação para e pelo lazer através de práticas relacionadas aos conteúdos culturais do lazer, vivências, aprendizagens e formação para além da grade curricular. O produto educacional elaborado consiste em um vídeo documentário que abordou as experiências dos orientadores desses projetos de extensão e a educação para e pelo lazer propiciada, apresentando a importância da temática no processo educativo. O material foi avaliado por esses servidores, que o consideraram importante para sensibilizar os profissionais da educação sobre a relevância do tema e estimulá-los a desenvolver práticas semelhantes, além de compreenderem o tema como um meio de completar as lacunas dos métodos de ensino. Em suma, esta pesquisa demonstrou como os projetos de extensão que envolvem a educação para e pelo lazer contribuem para a plena vivência do lazer juvenil, satisfazendo as necessidades desses sujeitos e preparando-os para os desafios impostos por instrumentos de manipulação de atitudes e do tempo disponível. Assim, percebe-se a necessidade de implementação de práticas educativas que complementem a grade curricular e as metodologias de ensino tradicionais para responder as demandas dos estudantes. Palavras Chave: Educação para e pelo lazer. Interesses culturais. Extensão. Educação profissional e tecnológica. Juventude