As habilidades e competências do pensamento computacional na educação profissional de nível médio.
Educação profissional e tecnológica. Habilidades e competências. Pensamento computacional. Aplicativo educacional.
Desde a antiguidade o homem cria, modifica e aperfeiçoa técnicas para lidar com sua existência perante à natureza e está em constante processo de aprendizagem. Assim, pela educação, constrói o conhecimento acumulado ao longo da história. Pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT) elabora a formação de conhecimentos técnicos voltados a um posto de trabalho. Com o conhecimento construído historicamente o homem criou tecnologias para lhe auxiliar na produção de sua existência. Neste trabalho foi abordado o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo ensinoaprendizagem, apresentados alguns casos de sucesso na utilização das TDICs na EPT e buscouse responder se a teoria do Pensamento Computacional (PC) pode contribuir para o ensino profissional e tecnológico. Para tal, levantouse as habilidades e competências do projeto pedagógico do curso técnico em informática integrado de nível médio do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Formiga, pesquisouse as habilidades e competências da teoria do Pensamento Computacional e seu potencial de aplicação na EPT, desenvolveuse, como Produto Educacional (PE), uma ferramenta digital diagnóstica das habilidades e competências do PC. O objetivo pretendido através do diagnóstico produzido pelo PE foi auxiliar o processo ensinoaprendizagem de disciplinas técnicas da área de informática na Rede Federal de Educação Profissional, Científica Tecnológica (RFEPCT). Por fim buscouse a avaliação do PE pelos docentes do curso técnico pesquisado. De acordo com os avaliadores o produto educacional é coerente quanto ao conteúdo, linguagem, desempenho técnico e proposta, em outras palavras, atendeu aos seus objetivos. Esta é uma pesquisa qualiquanti que se utilizou do método hipotético dedutivo. Seu desenvolvimento foi dividido em cinco etapas. Na primeira, para a conceituação do problema, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre tecnologia, educação profissional e tecnológica e o pensamento computacional. Na segunda etapa realizouse uma pesquisa documental indireta no projeto pedagógico do curso técnico em informática no IFMG campus Formiga afim conhecer suas especificidades. Nessa fase utilizouse o software Iramuteq no tratamento do conteúdo documental. Na terceira etapa foi desenvolvido o PE baseado na pesquisa bibliográfica e apoiado nos conceitos do Pensamento Computacional. Na quarta etapa o produto foi avaliado e validado positivamente pelos docentes das disciplinas técnicas do curso técnico em informática. Na quinta e última etapa fiz as análises, a conclusão e minhas considerações.