Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLAUDIA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CLAUDIA SANTOS
DATA : 27/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rodrigo-alves-dos-santos
TÍTULO:

INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias DigitMédais de Informação e de Comunicação. Trabalho com a leitura literária. Educação Profissional Técnica de Nível io. Formação de Professores. Webinário.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

Na nossa trajetória como professora de Língua Portuguesa interessada na formação do leitor crítico de textos literários e na ampliação do acesso à leitura literária, percebemos que o diálogo com as mídias e o emprego dos recursos digitais, além de ser um desejo dos discursos oficiais, também é, de fato, uma forma de aproximar o jovem do universo da literatura. Apesar disso, temos confirmado, na linha do que declaram inúmeros autores, no trabalho com a leitura literatura a que temos acesso pela interlocução com outros colegas de profissão em diversos contextos, a permanência de certas culturas escolares desfavoráveis à aproximação entre o trato com o texto literário nos anos finais do ensino médio brasileiro e a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Dessa percepção surgiu, portanto, o nosso interesse de desenvolver uma investigação que recorrerá a uma pesquisa de campo com o objetivo central de identificar qual é o lugar atribuído às TDIC por professores de Língua Portuguesa durante o trabalho com a leitura literária realizado em cursos da modalidade integrada da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) para, a partir desses dados, implementar um webinário sobre uso das TDIC na formação do leitor de literatura nesse contexto.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO
Presidente - RODRIGO ALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - SUELI CORREIA LEMES VALEZI
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 12:07
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5