Banca de QUALIFICAÇÃO: AEDSON NASCIMENTO PARREIRAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AEDSON NASCIMENTO PARREIRAS
DATA : 30/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:6MgH_Oi8DbSV9n_pGwJeKIskHCO3aBHJtEEN14-ZyHM1@thread.tac
TÍTULO:

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO INDUSTRIAL: estudo sobre a Metodologia SENAI de educação profissional


PALAVRAS-CHAVES:

educação Profissional”, “ensino Industrial”, ”metodologia de ensino”.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

A educação profissional praticada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/SENAI nas últimas décadas tem sido marcada por uma concepção de formação para o trabalho que tende a se adaptar à lógica da flexibilidade e ao dinamismo das empresas, buscando constantemente a eficácia competitiva. Visando responder às demandas do mercado de trabalho cada vez mais mutante, complexo e seletivo, a educação profissional aponta possibilidades para a construção de práticas inovadoras mais condizentes com os avanços tecnológicos juntamente com novas formas de produção e a formação deste profissional requer competências mais complexas. A ideia de competências foi introduzida no Brasil por volta dos anos 1980 e 1990, com pretensão de responder as novas demandas do merca­do de trabalho e sustentavam ideias sobre como deveria ser a formação do trabalhador contempo­râneo. Em 1999, para atender a Lei n. 9.394/96 e as demandas das diretrizes curriculares o SENAI/DN criou o Projeto Estratégico Nacional conhecido por “Certificação Profissional com Base em Competências”. Essa iniciativa veio de interlocuções do SENAI com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com o Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento e da Formação Profissional (Cinterfor). Esse projeto iniciou com uma experiência piloto em 2002 nos Departamentos Regionais BA, DF, MG, PR, PE, RJ, RS, SC e SP e em 2013 em uma de suas revisões, teve seu nome alterado para “Metodologia SENAI de Educação Profissional” como uma forma de personalizar a proposta de “Formação com Base em Competências”. Este projeto propõe uma pesquisa acerca dessas mudanças trazendo reflexões dos fundamentos e princípios que norteiam a prática docente e as novas estratégias desenvolvidas e adotadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a fim de apropriar-se com mais profundidade sobre as diferentes práticas de ensino da Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP). A importância desse estudo se dá pela necessidade de se conhecer o atual modelo de ensino adotado pelo SENAI e suas principais mudanças desde o seu surgimento, procurando compreender suas fases, os processos, as etapas e suas inter-relações. Esse projeto será realizado por meio de pesquisa de caráter documental e bibliográfico. As principais fontes serão os documentos do Departamento Nacional do SENAI (1995, 2013, 20015, 2019); que instruem a institucionalização da MSEP e principalmente a Própria MSEP. O produto educacional desse projeto será um E-book ou Guia Educacional dirigido aos instrutores do SENAI, apresentando a MSEP em sua concepção e operacionalização. O produto educacional visa a suprir as carências dos instrutores no tocante às metodologias adequadas à educação profissional”.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - ANTONIO GUIMARAES CAMPOS
Presidente - JOSE GERALDO PEDROSA
Interna - ROSEANE DE AGUIAR LISBOA NARCISO
Notícia cadastrada em: 24/08/2022 09:38
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