Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA ALVES DA COSTA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA ALVES DA COSTA ANDRADE
DATA : 23/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/matusalem-de-brito-duarte
TÍTULO:

 Análise da Formação Profissional dos Professores de Apoio à Inclusão da Rede Municipal de Educação de Carmo do Cajuru/Mg 


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão. Formação Profissional. Professores de Apoio. Transtorno do Espectro Autista. 


PÁGINAS: 63
RESUMO:

Esta pesquisa terá como foco, o interesse por investigar a temática da inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino fundamental da rede municipal de educação de Carmo do Cajuru em Minas Gerais. Essa demanda surgiu devido a crescente incidência de novos casos diagnosticados a cada ano, quanto à necessidade de inclusão de tais alunos com TEA no que tange a educação escolar. Deste modo, é necessário identificar quem são os profissionais que acompanham os estudantes que apresentam o diagnóstico de TEA em Carmo do Cajuru e qual a formação profissional que os mesmos apresentam. O objetivo principal será investigar a formação dos profissionais de apoio à inclusão na Rede Municipal de Educação do Município de Carmo do Cajuru, de modo a desenvolver um produto educacional que contribua com a formação profissional dos acompanhantes dos alunos com TEA. Sendo assim os objetivos específicos dessa pesquisa inicialmente serão de compreender na legislação e na literatura sobre inclusão as principais características do TEA e as principais necessidades educacionais dos estudantes com autismo, identificar as atribuições dos profissionais que atuam na inclusão dos alunos com TEA nas escolas municipais de Carmo do Cajuru, identificar as barreiras na formação dos professores de apoio à inclusão na Rede Municipal de Educação do Município de Carmo do Cajuru, verificar de que forma pode ser aprimorado o atendimento educacional dos professores de apoio no contexto da rede municipal de Carmo do Cajuru e, por fim elaborar e viabilizar a aplicação de um produto educacional para auxiliar na resolução do problema aplicado. A metodologia que será aplicada, por sua vez será a de análise de conteúdo de Bardin, tendo uma abordagem qualitativa, na qual serão realizadas entrevistas com os professores de apoio dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Como sugestão de produto educacional propomos uma Cartilha para Professores de Apoio ao Aluno com TEA. Neste sentido, a cartilha terá como objetivo fornecer orientações práticas e estratégias para professores de apoio que trabalham com alunos com Transtorno do Espectro Autista. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS - UEMG
Presidente - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Interno - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 10:52
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