Banca de QUALIFICAÇÃO: IARA CRISTINA NOGUEIRA LEÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IARA CRISTINA NOGUEIRA LEÃO
DATA : 28/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/matusalem-de-brito-duarte
TÍTULO:

Pessoas com baixa visão e o mercado de trabalho: uma análise da inserção dos deficientes visuais com baixa visão no mercado de trabalho da região Centro-Oeste de Minas Gerais. 


PALAVRAS-CHAVES:

 Pessoas com deficiência, baixa visão e mercado de trabalho.  


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Não obstante serem muitos os avanços obtidos nas últimas décadas acerca da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, refletindo uma mudança de paradigma em direção à humanização e reconhecimento de direitos, a proporção formalmente empregada desse grupo de pessoas ainda está muito aquém das expectativas. Visando discutir essa problemática de desigualdade no acesso das pessoas com deficiência ao trabalho, essa pesquisa volta seu olhar a uma parcela desse grupo denominada pessoas com baixa visão. Essa categoria de deficientes visuais por vezes despercebida e desconhecida pela sociedade se depara com inúmeras barreiras que impedem a real inclusão e participação plena no ambiente de trabalho, e por isso merece ser melhor compreendida e valorizada. Essa pesquisa, portanto, tem como objetivo geral analisar como tem se dado a inserção no mercado de trabalho dos deficientes visuais com baixa visão no cenário laboral dos municípios da região centro – oeste de Minas Gerais. Tendo como objetivos específicos a revisão de literatura para criação do referencial teórico, o qual versará sobre a base dessa dissertação, como, o conceito de baixa visão e suas peculiaridades, o contexto histórico da deficiência e as principais legislações brasileiras sobre o assunto e sua evolução. Além disso, busca – se a elaboração de um produto educacional que será constituído a partir dos resultados da pesquisa, tendo como foco contribuir para uma melhor inclusão das pessoas com baixa visão no mercado de trabalho. Para isso, diante do seu teor qualitativo e exploratório, seguiremos os seguintes percursos metodológicos: (1) aplicação de entrevistas semiestruturadas para coleta dos dados e, (2) uso da técnica de análise de conteúdo para mensuração dos dados e produção do relatório final.  


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS - UEMG
Presidente - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Interno - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 10:57
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7