Banca de QUALIFICAÇÃO: NELIS APARECIDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NELIS APARECIDO DA SILVA
DATA : 21/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/fws-kikt-dmj
TÍTULO:

Evasão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: Um estudo sobre os cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí. 


PALAVRAS-CHAVES:

 Educação Profissional e Tecnológica. Evasão. Produto Educacional. IFMG. 


PÁGINAS: 51
RESUMO:

Os textos da Constituição Federal Brasileira de 1988 e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirmam que o acesso à educação é um direito social de todos os brasileiros. Neste contexto a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), desempenha um papel fundamental no sentido de oportunizar o acesso à educação profissionalizante de maneira abrangente, permitindo aos indivíduos a aquisição de competências e habilidades específicas para ingresso qualificado ao mundo do trabalho. Um marco histórico na EPT foi o processo de expansão e interiorização da referida rede como modalidade de educação que se iniciou em 2005 e se intensificou em 2008, com a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que teve como grande marco, a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A criação dos Institutos Federais foi um grande passo para a democratização do acesso à educação tecnológica em todo território nacional, porém apenas a expansão e interiorização não garantem a conquista do direito ao acesso, visto que a Rede Federal EPT sofre com elevados índices de evasão escolar. Diante das informações explicitadas, esta pesquisa tem como objetivo analisar os motivos de evasão escolar na Rede Federal EPT, tendo como sujeitos da pesquisa os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí (IFMG – Campus Bambuí). Quanto à natureza, este trabalho se configura como uma pesquisa aplicada, com uma abordagem de análise de dados quali-quantitativa. No que se refere aos métodos, o que predomina é análise estatística, onde em um primeiro momento é utilizado a estatística descritiva para analisar e organizar os dados presentes no banco de dados. Também é utilizado os métodos estatísticos de regressão logística e árvore de decisão com intuito de estimar a probabilidade de evasão através de técnicas de modelagem preditiva. A análise será feita através de dados públicos coletados a partir da Plataforma Nilo Peçanha, Sistema de Registro Acadêmico do IFMG – Campus Bambuí e Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE) do IFMG – Campus Bambuí. Ao final da pesquisa pretende-se criar um Produto Educacional que auxilie as instituições a preverem a probabilidade de evasão de seus alunos com base em fatores de risco, tais como, idade, sexo, raça, renda familiar, escolaridade dos pais, etc. A expectativa é que o Produto Educacional auxilie os gestores na tomada de decisão e possibilite que sejam feitas intervenções com maior eficácia, a fim de garantir a permanência e êxito do aluno. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS - UEMG
Interno - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Presidente - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 11:00
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10