Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL HELENO DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL HELENO DE CASTRO
DATA : 02/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Nova Gameleira CEFET-MG
TÍTULO:

Desenvolvimento de um modelo numérico 1D no GT-POWER para simulação do desempenho, consumo específico de combustível e parâmetros de combustão de um motor AVL monocilindro de pesquisa operando com injeção direta de etanol


PALAVRAS-CHAVES:

Motor de combustão interna, etanol, biocombustíveis, GT-Power, Simulação numérica 1D


PÁGINAS: 85
RESUMO:

A crescente utilização de combustíveis alternativos é justificada pela relação existente entre a intensificação do aquecimento global e a emissão de gases de efeito estufa, dentre eles o CO2. No Brasil, pais que figura entre os maiores produtores de etanol, este combustível é uma alternativa interessante para redução de emissões, visto que é amplamente utilizado para motores de combustão interna. Quando se avalia toda a cadeia energética, incluindo a produção do combustível, o etanol surge como um combustível limpo, apresentando resultados de emissões iguais a 0g de CO2 por quilometro percorrido. Isso porque o processo da fotossíntese na produção do etanol, absorve o equivalente as emissões durante a operação do veículo movido com este combustível. A utilização de estratégias e estudos que tornem o motor de combustão interna mais eficiente e menos dependente de fontes fósseis é um fator decisivo no cenário mundial. O presente trabalho tem com objetivo avaliar o efeito da RVC no consumo específico de combustível. É realizado o estudo e a simulação numérica 1D no software GT-Power de um motor de combustão interna monocilindro de pesquisa, modelo AVL 5496, com sistema de injeção direta de combustível, movido a etanol, para avaliar o potencial de redução do consumo específico de combustível em função da variação da razão volumétrica de compressão. O modelo foi calibrado e validado a partir de dados experimentais para 3000 e 4500 rpm na condição de WOT e razão volumétrica de co mpressão de 11,5:1. As diferenças encontradas entre o modelo simulado e os dados experimentais forma inferiores a 5% para os parâmetros de PMEI e BMEP. Pressão máxima no cilindro, ângulo de pressão máxima, torque indicado e ISFC, demonstrando a validação do modelo e a correta correlação das condições de contorno.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - FERNANDO ANTONIO RODRIGUES FILHO
Externo à Instituição - HÉLDER ALVES DE ALMEIDA JÚNIOR
Externo ao Programa - MARCIO EXPEDITO GUZZO
Interno - THIAGO AUGUSTO ARAUJO MOREIRA
Notícia cadastrada em: 11/01/2022 17:48
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