Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO RICARDO DA PENHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO RICARDO DA PENHA
DATA : 14/03/2022
HORA: 16:00
LOCAL: REMOTA
TÍTULO:

SIMULAÇÃO DA DETONAÇÃO EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR CENTELHA: CALIBRAÇÃO E VALIDAÇÃO DOS MODELOS PARA E27.


PALAVRAS-CHAVES:

Motores de Combustão Interna; Detonação; Simulação de Motores; Simulação 0D


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Os motores de combustão interna são a forma de propulsão ainda predominante em veículos de pequeno porte,
além de estarem presentes em diversas outras aplicações de transporte, geração de energia e trabalho de grande porte. Segundo a ANFAVEA, 91% dos veículos de pequeno porte registrados em 2019 no Brasil eram equipados com motores de ignição por centelha. Desta forma, o desenvolvimento dos motores de ignição por centelha segue sendo uma relevante abordagem de pesquisa em transportes e energia, em busca do aumento da eficiência e a redução do consumo de combustível e das emissões de poluentes. A detonação é uma forma de combustão anormal que impõe severas restrições a eficiência dos motores de ignição por centelha. Também chamada de knock, a detonação é caracterizada pela propagação de ondas de choque supersônicas que excitam a estrutura do motor podendo causar danos severos e irreparáveis. Por tais motivos, a detonação é um fenômeno de grande importância para o desenvolvimento dos motores e sua identificação representa significativa possibilidade de se produzir maquinas térmicas mais eficientes. O presente trabalho tem o objetivo de comparar métodos de detecção da detonação com as equações básicas de modelos computacionais de knock, incluindo modelos utilizados em softwares comerciais disponíveis no mercado, e verificar a possibilidade de calibrar estes modelos para a situação experimental apresentada. Para tal análise, uma rotina computacional foi escrita para, a partir de dados experimentais de um motor quatro cilindros, determinar os valores de três métodos de detecção de knock. A mesma rotina utiliza os dados do mesmo motor para calcular três modelos 0D de detonação. Quatro condições operacionais foram avaliadas e apresentaram níveis de detonação similares, com poucas diferenças entre os métodos de detecção utilizados. Para os modelos de detonação, contudo, apenas o modelo de Douaud identificoua detonação em todos os casos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - FERNANDO ANTONIO RODRIGUES FILHO
Externo à Instituição - JOSE EDUARDO MAUTONE BARROS - UFMG
Externo ao Programa - MARCIO EXPEDITO GUZZO
Presidente - THIAGO AUGUSTO ARAUJO MOREIRA
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 10:23
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