Banca de DEFESA: WESLEY CECÍLIO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WESLEY CECÍLIO SILVA
DATA : 31/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTA
TÍTULO:

ANÁLISE DO DESEMPENHO ENERGÉTICO DE CONDICIONADORES DE AR TIPO SPLIT FIXO E INVERTER EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Climatização artificial; Simulação termoenergética;Edificação multifamiliar popular; Consumo de energia elétrica; índice de eficiência energética.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de condicionadores de ar do tipo Split inverter em relação a equipamentos do tipo Split convencional, considerando um cenário hipotético para uma edificação residencial de interesse social (HlS), em clima quente e úmido. Desta forma, selecionou-se, como referência, uma edificação existente localizada na cidade de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Simulações termoenergéticas, utilizando o programa ©EnergyPlus e o aplicativo, Open Studio foram empregadas para a obtenção de dados de saídas, indispensáveis para as análises comparativas. Para tanto, um modelo de referência da edificação real selecionada foi elaborado a partir dos procedimentos estabelecidos no método de simulação do Regulamento técnico da qualidade para o nível de eficiência energética (RTQ-R, 2012). Por meio do método considerou-se também padrões de uso e ocupação. Como resultado, obteve-se o modelo de energia da edificação e, concomitantemente, foram inseridos dados dos componentes construtivos, do padrão de uso e ocupação, das cargas energéticas do sistema de iluminação artificial, dos equipamentos elétricos, do condicionamento de ar e respectivas curvas de desempenho, conforme disponibilizado por fornecedores, bem como informação sobre a infiltração do ar, conforme disposto na norma NBR 16555-3 (2018). Contudo, foi possível estimar a carga térmica dos equipamentos de ar condicionado e, consequentemente, o desempenho energético foi analisado por meio do consumo de energia elétrica mensal e do EER anual simulado desses equipamentos. Por meio da simulação foi possível verificar a diferença no desempenho operacional dos condicionadores comparados além dos fatores que influenciam no consumo de energia, no que diz respeito às condições climáticas. Desta forma, a substituição hipotética de Split fixo por aparelhos Split inverter, possibilitou redução de até 41% no consumo de eletricidade anual, bem como aumento da eficiência energética, por meio do alcance de valores superiores a 30%, comparando os dois tipos de condicionadores. Os resultados obtidos nessa pesquisa ainda retratam que a opção por utilizar condicionadores do tipo inverter reduziriam o consumo operacional consideravelmente, proporcionado uma economia mínima de R$ 3.000,00 independente da habitação analisada, tornando-se assim uma escolha atrativa a longo prazo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALDOMAR PEDRINI - UFRN
Interno - FREDERICO ROMAGNOLI SILVEIRA LIMA
Interno - PAULO EDUARDO LOPES BARBIERI
Presidente - RAQUEL DINIZ OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 10/03/2022 16:00
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7