Banca de DEFESA: MARCELO SUMAN SILVA ASSIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO SUMAN SILVA ASSIS
DATA : 07/04/2022
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 100 - CAMPUS NOVA GAMELEIRA - CEFET-MG
TÍTULO:

SIMULAÇÃO NUMÉRICA 1D DO DESEMPENHO DE UM MOTOR MONOCILINDRO COM RAZÃO
VOLUMÉTRICA DE COMPRESSÃO VARIÁVEL OPERANDO COM E100


PALAVRAS-CHAVES:

Biocombustível, Etanol, Motor de combustão Interna, GT-Power, Razão Volumétrica de Compressão


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA) o setor de transportes é o segundo maior gerador de gases intensificadores do efeito estufa, atrás apenas do setor de aquecimento de ambiente. Por estas razões a busca por soluções ambientalmente sustentáveis para o setor de transporte faz-se necessária. A eletrificação da frota apontada por muitos como a solução para este desafio ambiental não é tão promissora quanto parece, uma vez que 65% da energia elétrica gerada no mundo é oriunda de fonte fóssil. Projeções estatísticas apontam que pelo menos 73% da frota de veículos leves em 2050 no mundo serão equipados com motores de combustão interna. Neste contexto o desenvolvimento de motores com elevada eficiência de conversão de combustível movido a biocombustíveis é de suma importância. A enorme capacidade do Brasil em produzir etanol, associado as suas propriedades físico-químicas que fazem deste combustível uma excelente opção para alimentação dos motores SI e a disponibilidade de uma rede de distribuição deste combustível em todo território nacional fazem dele a alternativa mais interessante para o Brasil. Este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial de redução de consumo específico de combustível através do aumento da razão volumétrica de compressão (rc) para um motor movido exclusivamente a etanol. Para este fim um modelo numérico 1D usando o código do GT-Power foi desenvolvido, para um motor monocilíndrico de pesquisa experimental da AVL modelo 5496. A partir de dados experimentais este modelo foi calibrado e validado para todas as condições de operação testadas, onde a razão volumétrica de compressão é variada em 11,5:1, 13:1, e 15:1, operando com etanol hidratado E100. Uma boa concordância entre os resultados numéricos e experimentais foi observada. Os erros numéricos nos parâmetros dedesempenho ficaram abaixo dos 5%, de forma coerente com os dados experimentais o menor consumo específico de combustível foi obtido para a rc de 15,0:1.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - FERNANDO ANTONIO RODRIGUES FILHO
Externo à Instituição - JOSE GUILHERME COELHO BAETA - UFMG
Interno - JOSE LEONCIO FONSECA DE SOUZA
Externo ao Programa - MARCIO EXPEDITO GUZZO
Interno - THIAGO AUGUSTO ARAUJO MOREIRA
Notícia cadastrada em: 17/03/2022 16:27
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