Banca de DEFESA: EDUARDO GONÇALVES MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO GONÇALVES MACHADO
DATA : 13/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 100 campus Nova Gameleira CEFET-MG
TÍTULO:

PONTOS CRÍTICOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DE ORGANISMOS DE INSPEÇÃO VEICULAR


PALAVRAS-CHAVES:

Organismo de inspeção. Veículo. Sistema de gestão da qualidade. Auditoria. Não conformidade.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Os veículos devem passar por inspeções durante seu ciclo de vida, visando atender à legislação de trânsito e do
meio ambiente, mas também para garantir o pleno funcionamento de todos os sistemas automotivos, promovendo a segurança de seus ocupantes e demais usuários das vias. O Inmetro estabelece diretrizes de qualidade, visando que organismos de inspeção sejam acreditados para realizar essa atividade em seu nome. Para garantir que o trabalho desenvolvido esteja atendendo às expectativas do órgão, são realizadas auditorias anuais baseadas na norma ABNT NBR ISO/IEC 17020:2012, que registram não conformidades quando há evidências do não cumprimento de algum item. O objetivo deste trabalho é avaliar, a partir do histórico de não conformidades de alguns organismos, os itens de mais difícil aplicação na norma. Esses itens são os pontos críticos para a implantação e manutenção dos sistemas de gestão da qualidade utilizados pelos organismos de inspeção, sendo necessária mais atenção para que as empresas não incorram em falhas com potencial de prejudicar o cidadão ou gerar sanções ao organismo por parte do acreditador. Para a consecução dos objetivos, foi criado um banco de dados onde foram inseridas as informações constantes nos formulários FOR-CGCRE-388, que contêm a descrição das não conformidades registradas em auditorias e o tratamento proposto pelo organismo no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2021. Foram reunidos 722 registros de não conformidades registradas em 93 auditorias de 14empresas. A análise do inventário de não conformidades demonstra que os organismos, com o passar do tempo, evoluíram em maturidade em seus sistemas de gestão da qualidade, pois a média de não conformidades por auditoria reduziu com o passar do tempo. O resultado deste estudo aponta que o item 7.3.1 da norma é aquele onde mais são registradas falhas dos organismos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDINEI JOSÉ DE OLIVEIRA - PUCMinas
Presidente - SANDRO CARDOSO SANTOS
Interno - YUKIO SHIGAKI
Notícia cadastrada em: 22/03/2022 11:59
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