CARACTERIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE NOX BASEADO EM PARÂMETROS DA LIBERAÇÃO DE CALOR DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR CENTELHA
Desenvolvimento sustentável. Calibração de motores. Controle de emissões.
Óxidos de nitrogênio. Combustível renovável.
Os motores de combustão interna desempenham um papel essencial na mobilidade urbana
global, sendo amplamente utilizados devido à sua eficiência e aplicabilidade. No entanto, a
queima de combustíveis fósseis gera diversos poluentes atmosféricos, como monóxido de
carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO₂). Esses gases são
prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, contribuindo para problemas respiratórios
e doenças como o câncer, além do agravamento do efeito estufa. Em resposta a esses
impactos, regulamentações ambientais mais rígidas, como a norma EURO 6d, têm sido
implementadas para reduzir as emissões de poluentes e impulsionar o desenvolvimento de
motores mais eficientes e sustentáveis, em linha o Brasil adota a PROCONVE L8. Para
atender às exigências ambientais e desenvolver motores menos poluentes, diversas
ferramentas são utilizadas, incluindo modelos matemáticos computacionais, utilizando teorias
como a função de Wiebe, método empírico e amplamente utilizado na literatura. Esses
modelos permitem simular o comportamento dos gases e prever a formação de poluentes
sem a necessidade de testes experimentais extensivos, reduzindo custos e tempo no
desenvolvimento automotivo. Dentre os métodos disponíveis, o mecanismo de Zeldovich se
destaca por descrever com baixa incerteza a formação dos óxidos de nitrogênio durante o
processo de combustão. Assim, a aplicação desse modelo matemático possibilita
compreender melhor as reações químicas envolvidas na geração de NOx e propor soluções
mais eficazes para sua redução. Neste estudo, foi desenvolvido um modelo matemático
baseado no mecanismo de Zeldovich para estimar a emissão de óxidos de nitrogênio em
motores de combustão interna. Os testes foram realizados em um motor de ciclo Otto 1.3 PFI
abastecido com etanol hidratado (E100), utilizando um dinamômetro de bancada equipado
com um analisador de luminescência química. Esse equipamento permitiu medir as
concentrações de NOx emitidas pelo motor durante seu funcionamento. Os resultados obtidos
demonstraram que o modelo desenvolvido apresentou boa correlação e baixa incerteza,
sendo capaz de prever as emissões com eficiência. Dessa forma, este estudo demostrou
capacidade para o auxiliar em estudos e ferramentas de simulação voltadas à redução de
poluente colaborando no desenvolvimento de motores mais limpos e alinhados às
regulamentações ambientais vigentes.