Dúvidas Frequentes - POSLING CEFET-MG

Quanto custam os cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG?
Tanto o Mestrado quanto o Doutorado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG são gratuitos. O candidato só precisa pagar a taxa de inscrição no processo seletivo.


Como fazer a inscrição nos processos seletivos (regulares e especiais)?
Cada processo seletivo é regido por um edital, o qual é publicado no site do Programa (www.posling.cefetmg.br), na aba “Processos Seletivos” e "Notícias" e no site do CEFET-MG (www.cefetmg.br). Ao ler o edital, o candidato obtém todas as informações necessárias para sua participação no processo seletivo. Caso não haja editais em aberto, e o interessado deseje consultar os editais de processos anteriores, ele pode encontrá-los na seção de notícias do nosso site.


Quais são os pré-requisitos para participar do processo seletivo (regulares e especiais)?
Para poder efetuar sua inscrição no processo seletivo, o candidato precisa ser graduado em um curso de nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo).


Quantas vezes, ao ano, ocorre o processo seletivo?
O processo seletivo para o curso de Mestrado e/ou Doutorado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG ocorre uma vez ao ano para alunos regulares e semestralmente para alunos especiais (disciplinas isoladas).


Qual é a diferença entre alunos especiais e alunos regulares?
Os alunos especiais entram através de processo seletivo semestral e têm permissão para cursar uma ou duas disciplinas de maneira isolada no semestre, dependendo da sua aprovação. As disciplinas podem ser aproveitadas posteriormente caso o aluno se torne regular no POSLING e solicite o aproveitamento de créditos.
Os alunos regulares entram através de processo seletivo anual, desenvolvem um projeto de pesquisa durante o curso e têm um orientador.


Quantas linhas de pesquisa tem o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG?
O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG tem quatro linhas de pesquisa. São elas:
Linha I - Literatura, Cultura e Tecnologia: Estudo do literário e do artístico moderno e contemporâneo e da crítica correlata. Análise das relações histórico-culturais inerentes ao campo artístico e literário. Reflexão sobre o processo de construção de saber filosófico e tecnológico na dimensão da cultura. Estudo das relações entre literatura, arte e tecnologia.
Linha II - Discurso, Mídia e Tecnologia: Análise dos mecanismos de geração de sentido nas interfaces das diferentes linguagens e suas respectivas constituições em diversos gêneros e suportes. Reflexão sobre o papel da mídia e estudo dos dispositivos e dos textos midiáticos. Análise da interferência de tecnologias na produção e recepção discursiva.
Linha III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia: Estudos das modalidades de ensino e de aprendizagem de língua e de literatura com fundamentação nas diferentes teorias da linguagem. Reflexão sobre o papel de materiais didáticos e de tecnologias da informação e comunicação no ensinar e no aprender línguas e literaturas.
Linha IV - Edição, Linguagem e Tecnologia: Processos de criação e de edição em imagem, som e palavra. Estudo das relações entre linguagens, processos de criação, edição e convergência de mídias. Aspectos históricos, sociais, educacionais e tecnológicos da invenção e da edição. Editoração, design, programação visual. Produção artístico-literária. Produção didática. Redes e cadeias produtivas: autoria, circulação e recepção. Políticas de formação de profissionais em edição.


Quantas vagas são ofertadas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG?
Para alunos regulares e especiais, o número de vagas varia de edital para edital, a critério do colegiado.


Nunca fui aluno do CEFET-MG e não conheço nenhum dos professores do POSLING. Tenho chances de ingressar como aluno regular?
A avaliação dos candidatos durante o processo seletivo independe de vínculo anterior com a instituição e/ou com os professores que compõem o corpo docente. Ex-alunos do CEFET-MG não têm nenhum tipo de favorecimento com relação aos alunos de outras instituições. Portanto, não é necessário buscar aproximação prévia com os professores a fim de tentar garantir aprovação no processo seletivo.


Os alunos reprovados no processo seletivo têm chance de ser convocados caso haja alguma desistência dos alunos aprovados?
Não. Em hipótese alguma, os alunos reprovados no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG podem ser convocados para efetuar matrícula, ainda que haja vagas não preenchidas.


As aulas do POSLING são presenciais ou virtuais?
Todas as aulas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG acontecem de forma presencial, com exceção de algumas disciplinas que são ministradas em ambiente online. Essa informação sempre está disponível no edital de seleção (seja de alunos regulares ou de alunos especiais).


Onde ocorrem as aulas do POSLING e em qual turno?
As aulas ocorrem no Campus I, localizado na Avenida Amazonas, nº 5253, em Belo Horizonte-MG (Prédio Escolar).

A secretaria do POSLING fica localizada no mesmo endereço, na Sala 445, 4º Andar, próxima à biblioteca.

As aulas acontecem exclusivamente no período da tarde, de segunda à sexta-feira.

O quadro de horários e salas do semestre em curso sempre está disponível no site (Seção Notícias) e na porta da secretaria do POSLING para consulta.


O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG oferece bolsa de estudos?
Sim. O processo de seleção de novos bolsistas e de renovação das bolsas geralmente ocorre próximo ao início das aulas (quando existe a disponibilidade de bolsas no CEFET-MG), é regido por edital próprio e sempre é divulgado no site do POSLING. O número de bolsas varia conforme cada edital.


Posso solicitar a alguém conhecido para que faça minha matrícula? Posso enviar minha documentação de matrícula por correios?
Casos excepcionais de efetivação de matrícula devem ser verificados individualmente e previamente com a secretaria por email (posling@cefetmg.br) ou pelo telefone (31)3319-7139.


Esqueci de efetuar minha matrícula. O que faço?
Os candidatos aprovados que não efetuarem sua matrícula até a data-limite estabelecida no calendário do processo seletivo estarão automaticamente desclassificados e não poderão, em hipótese alguma, frequentar as aulas do curso.

 

Sou aluno especial de disciplina isolada. O semestre terminou e não estou conseguindo acessar o sistema acadêmico para saber a minha nota. O que faço?

O acesso ao SIGAA dos alunos especiais expira automaticamente no final do semestre letivo e não é possível acessá-lo mais. Solicite seu histórico enviando nome completo e CPF para posling@cefetmg.br.


Como aluno do POSLING, tenho direito a quais benefícios dentro do CEFET-MG?
O aluno do POSLING (regulares e especiais) tem direito de fazer suas refeições no restaurante universitário (3º Andar do Campus I) e de usar a biblioteca (4º Andar do Campus I). Para isso, o aluno precisa solicitar sua carteirinha institucional presencialmente no NIC (sala 245 do Campus I, ao lado da Caixa Econômica Federal), levando uma foto 3x4 e documento original de identificação com foto. Além disso, o aluno também tem acesso à rede wi-fi do CEFET-MG.


Como faço para obter meu histórico, ementa ou uma declaração de aprovação em disciplina isolada cursada como aluno especial?
Envie um email, com nome completo e CPF, para posling@cefetmg.br.


Como faço para obter uma declaração (de matrícula, de ementa de disciplinas, entre outras) assinada pela coordenação?

Envie um email, com nome completo e CPF, para posling@cefetmg.br.

 

Como faço para solicitar auxílio discente para participar de eventos e apresentar os trabalhos que desenvolvi no POSLING?

Envie um email para posling@cefetmg.br para mais informações.

 

O POSLING realiza exames de proficiência em línguas estrangeiras?

Não realizamos exames de proficiência. Nós recomendamos e aceitamos os certificados de proficiência emitidos por instiuições nacionais reconhecidas e credenciadas pelo MEC para esse fim, tais como os centros de extensão das universidades e centros federais de ensino (ex.: CENEX/UFMG, FCM/CEFET-MG, entre outros). Também aceitamos certificados emitidos por instituições credenciadas e de reconhecimento internacional (ex.: CAMBRIGDE, TOEFL, DELE, NANCY, entre outros).

 

Quais são os contatos do POSLING?
E-mail: posling@cefetmg.br
Telefone: (31) 3319-7139 (apenas de 13h às 18h)

Endereço: Avenida Amazonas, nº 5253, Belo Horizonte-MG. Sala 445, 4º Andar, próxima à biblioteca.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7