DESTAQUES

1) Documentos Institucionais

 

Plano Estratégico Institucional 2023-2032 – PEI/CEFET-MG – explicita a função social, a visão, os valores e os objetivos estratégicos do CEFET-MG no longo prazo.

Plano Estratégico Institucional 2023-2032

Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027 – PDI/CEFET-MG: explicita a política da Instituição para os próximos cinco anos, contemplando seus princípios orientadores, objetivos, metas e indicadores para esse período.

Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

A Estratégia e a Estrutura da DPPG – Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação

Apresentação da DPPG – nova estrutura organizacional

 

2) Financiamentos Institucionais (Programas de Fomento)

 

Discentes

Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado

Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Exterior

Programa de Auxílio à Participação de Discentes em Eventos

Docentes

Programa Institucional de Melhoria Qualitativa da Produção Científica – PROMEQ

Programa Institucional de Auxílio Individual para Apresentação em Eventos

3) Acompanhamento de Egressos

 

Egressos da Pós-Graduação

 

No CEFET-MG, o Acompanhamento de Egressos é um macroprocesso da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Carreiras (CDCA), tendo por objetivo promover ações voltadas para o processo de conhecimento, avaliação, acompanhamento e desenvolvimento da realidade profissional e acadêmica dos ex-alunos oriundos de qualquer um dos cursos da Instituição, visando subsidiar o planejamento, bem como a definição e a atualização das políticas acadêmicas da Instituição.

Com relação ao destino, atuação e avaliação dos egressos do Programa em relação à formação recebida, o PPGAS tem a destacar que para o período de 2021 a 2024 foram 7 egressos do programa. Cabe ressaltar que o programa é novo, iniciando suas atividades em outubro de 2021 e que esta é a primeira turma de egressos obtida para o período de 2021-2024.

A seguir são listadas as posições atuais de cada um deles no mercado de trabalho e também segue transcrito o depoimento de cada egresso. No depoimento, foi solicitado a cada egresso que falasse sobre como o Mestrado Profissional em Automação e Sistemas contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional.


Rafael Soares Gonçalves - Engenheiro Mecânico Industrial da empresa Miba. Trabalha atualmente na unidade de Columbus, Nebraska (EUA).

Depoimento: “Dentro da Miba, unidade Cataguases, eu vinha desenvolvendo vários projetos vinculados a softwares, digitalização, trabalhando no conceito de indústria 4.0. O mestrado meu deu um conhecimento mais profundo, de forma a passar de um simples implementador de solução pronta para um desenvolvedor de solução para a empresa. Isso te abre uma visão muito maior do que simplesmente pegar um produto pronto e seguir as orientações de quem o desenvolveu. Essa abertura de explorar todas as fases de desenvolvimento de um produto, principalmente para a indústria, me fez ser um pioneiro dentro da organização em que eu trabalhava. Então eu fui um pioneiro em desenvolver uma solução de aprendizado de máquina, até então um conceito do qual ninguém falava dentro da empresa. A dissertação de mestrado me deu uma relevância dentro da empresa de forma que eu me tornei uma referência no assunto. O que acontece é que, durante esse desenvolvimento, a empresa na qual trabalho, que é uma empresa global, com 30 plantas ao redor do mundo, ela já estava desenvolvendo dentro de sua área de pesquisa novos conceitos para serem disseminados dentro dos outros grupos de produtos, conceitos das grandes tendências mundiais. E dentre esses conceitos estava a Inteligência Artificial utilizada para melhorar a eficiência dos processos, além de ajudar as pessoas na tomada de decisão. Então foi uma coisa muito oportuna para mim ter conseguido esse conhecimento no mestrado, ter conseguido fazer esse trabalho de pesquisa e desenvolvimento desse conceito vinculado à Inteligência Artificial voltado para máquinas, para a indústria. E aí, culminando com o artigo que nós conseguimos publicar junto com os orientadores e também com esse desenvolvimento do software, essas coisas abriram grandes portas para mim dentro da empresa e me colocou em uma ótima posição para que eu pudesse galgar uma oportunidade maior dentro da empresa. E quando a oportunidade apareceu eu estava preparado, com todo esse conhecimento: minha carga cognitiva vinculada à minha experiência de carreira e de vida (16 anos de carreira profissional) e uma lacuna preenchida pelo mestrado. Quando eu preenchi essa lacuna e eu consegui fazer o desenvolvimento, sendo o pioneiro na minha área, eu recebi um destaque na empresa e atualmente eu estou aqui na planta de Columbus, no estado de Nebraska, Estados Unidos. Além de trabalhar nessa planta eu também trabalho na planta de Grafton, no estado de Wisconsin e minha função lá é coordenar a implantação de um software gerenciador de produção. Esse software utiliza modelos matemáticos e Inteligência Artificial para tomada de decisão na produção. Então, para concluir, graças ao meu conhecimento, meu esforço e a oportunidade de ter cursado o mestrado, hoje eu estou em uma posição de que tudo a ver com o desenvolvimento de minha dissertação. Não tenho dúvidas de que o mestrado foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional.”

Alice Costa de Oliveira - Desenvolvedora sênior na empresa Ambev Tech.

Depoimento: “O mestrado profissional foi uma experiência desafiadora e marcante tanto na minha vida pessoal quanto profissional. No âmbito profissional, ele me proporcionou uma visão mais aprofundada do contexto da minha área de atuação e aprimorou minha capacidade de resolução de problemas. No plano pessoal, o mestrado me ensinou a lidar melhor com a gestão do tempo, a lidar com a pressão e a ter uma postura mais proativa diante dos desafios.”

 

 


Emanuel Francisco Vicentini Carvalho - engenheiro sênior de hardware, Halliburton, Rio de Janeiro.

Depoimento: “O mestrado profissional em Automação e Sistemas, com foco em IoT, proporcionou-me uma visão abrangente sobre a Internet das Coisas, especialmente em estratégias para transformar uma ideia em um produto comercial. Com a conclusão do curso, novos horizontes se abriram para projetos de IoT e novas oportunidades surgiram.”

Maico da Silva Lima - Técnico de Laboratório no Campus Leopoldina do CEFET-MG.

Depoimento: “Me chamo Maico da Silva Lima e concluí o curso de Mestrado Profissional em Automação e Sistemas no CEFET-MG, Campus Leopoldina, no final do ano de 2024. Sou servidor público federal desde 2015, exercendo minhas funções no mesmo campus em que me formei, como técnico de laboratório na área de Eletrotécnica. O mestrado me proporcionou vários ganhos, tanto pessoais quanto profissionais. No âmbito profissional, pude me qualificar melhor, aprendendo novas ferramentas, táticas e conteúdos que agregaram valor à minha vida profissional. Além disso, obtive ganhos financeiros, como a progressão de carreira por incentivo à qualificação, entre outros benefícios. Outro grande avanço foi a titulação de Mestre, que me permite prestar concursos para professor. Na esfera pessoal, tive a oportunidade de conhecer diversas pessoas de diferentes regiões do Brasil, que se tornaram amigos para a vida. Além disso, o mestrado possibilitou o desenvolvimento de um protótipo experimental, que resultou em várias publicações acadêmicas.”

Dalila Miranda Trindade - Coordenadora de Transformação e Automação de Processos - Grupo Energisa, Cataguases-MG.

Depoimento: “O mestrado foi uma jornada de aprendizado e crescimento que transformou minha forma de enxergar desafios e oportunidades no mercado. Através dele, pude aprofundar meus conhecimentos em tecnologia, inovação e gestão, além de desenvolver uma visão mais estratégica sobre como a Internet das Coisas pode impulsionar a eficiência e competitividade em diferentes setores. O projeto “Internet das Coisas Aplicada à Cadeia Produtiva do Sorvete” nasceu desse processo, unindo pesquisa acadêmica e aplicação prática para resolver problemas reais da indústria. A possibilidade de desenvolver essa solução permitiu testar conceitos de Indústria 4.0, aprimorar habilidades analíticas e validar um modelo de negócio inovador. Agora, com essa base consolidada, meu objetivo é levar o projeto para o mercado e explorar seu potencial para transformar a gestão de sorveterias e fábricas. O mestrado não apenas me preparou tecnicamente para isso, mas também me deu base para empreender, buscar parcerias e aplicar inovação de forma prática. Essa experiência me mostrou que, com conhecimento, persistência e estratégia, é possível transformar boas ideias em soluções concretas e impactantes.”

Marcos Institucionais do Acompanhamento de Egressos no CEFET-MG:

 

 

4) Cooperações e Parcerias

 

Parcerias de pesquisa e desenvolvimento

 

Essas parcerias ocorrem como parte integrante de projetos de pesquisa dos discentes, os quais resultam em dissertações com aplicação direta na solução de problemas da sociedade.

 

Algumas empresas parceiras são:

 

Indústria: MIBA, Toledo do Brasil, leadec Industrial Services, Stellantis, Usiminas, CODEME, Móveis Lopas, Sol & Neve.

Setor Público: Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Leopoldina.

Educação: CEFET-MG, SENAI,.

Saúde: iClinic, Vila Verde Saúde Mental.

Tecnologia: RBMWEB Sistemas Inteligentes, Conatus Ambiental, Quadrado Automação e Tecnologia.

Energia: COPEL, Grupo Energisa, Siemens, Petrobras, BR Petrobras, Energy Soluções em Engenharia, Elera Renováveis: Carto Solar Consultoria e Eficiência Energética, elmec ita Soluções Energéticas.

Mineração: U&M.

Logística: MRS.

Agro: DeLaval, canex

 

 

5) Inserção Social e Visibilidade

 

 

O professor Ângelo Rocha de Oliveira ocupa a presidência do capítulo Brasil e o capítulo estudantil da AEE – Association of Energy Engineers.

 

A professora Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra fez parte do Comitê Diretivo que organizou o XVIII Brazilian e-Science Workshop (BreSci) 2024, evento organizado pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação.

 

O professor Lindolpho Oliveira de Araújo Junior integra o Conselho de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET-MG.

 

O professor Ângelo Rocha de Oliveira integra o Conselho de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG.

 

O Professor José Geraldo é o atual Diretor do campus Leopoldina do CEFET-MG e também é membro do CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do CEFET-MG.

 

O professor Angelo Rocha de Oliveira tem desenvolvido nos últimos anos projetos de P&D ANEEL em parceria com empresas do setor elétrico brasileiro, que já resultaram em 4 patentes.

 

O Capítulo estudantil da AEE Brasil é o primeiro capítulo estudantil da América Latina e promove diversas atividades para os seus membros, tais como visitas técnicas, seminários, palestras, que contam com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. No ano de 2022 o capítulo presidido pelo Prof. Angelo Rocha de Oliveira recebeu um prêmio internacional.

 

6) Internacionalização

 

Programa Pesquisador Convidado: incentiva a participação de pesquisadores estrangeiros como membros estratégicos de projetos de pesquisa do CEFET-MG, bancas de defesa, como parceiros de proposição de projetos a fundos de financiamento internacionais; e coorientadores de alunos de mestrado e doutorado do CEFET-MG, entre outras ações. Especificamente, o CEFET-MG financia a vinda de pesquisadores estrangeiros para trabalharem nos PPGs durante curtos períodos (máximo de 10 dias).

 

Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Exterior

Acordos Internacionais

Ações de docentes do PPGAS

 

 

A professora Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra lecionou as disciplinas Business Process Engineering e Quality in Information Systems do Mestrado em Informática do Instituto Politécnico de Bragança - Portugal, durante estágio de pós-doutorado, no ano de 2024. Também orientou dissertação de mestrado no mesmo ano.

 

O professor Murillo integra o projeto intitulado: Sistema de Orientação, Navegação e Controle para um Catamarã colaborativo com Veículos Aéreos, a ser desenvolvido no biênio 2024-2025, fomentado pela FAPEMIG (Edital n 001/2023 - Demanda Universal - Processo n APQ-01202-23) e conduzido no Laboratório de Sistemas Robóticos do Campus Leopoldina, cujo docente é o pesquisador é o coordenador.

 

O professor Murillo integra o projeto intitulado: Inteligência Artificial Aplicada na Identificação e no Controle de Veículos Inteligentes, a ser desenvolvido a partir do ano de 2025, com auxílio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com cooperação de pesquisa envolvendo pesquisadores e instituições do Brasil e do exterior. Envolve seis estudantes de graduação, dois estudantes de mestrado acadêmico e um estudante de mestrado profissional.

 

O professor Murillo desenvolveu um projeto em parceria com a Receita Federal do Brasil, com vistas a dar ums destinação social a aparelhos eletrônicos apreendidos, chamado de Projeto TVBox. OBJETIVOS: Descaracterizar aparelhos piratas de TVBox H6+ em minicomputadores para serem doados para estudantes da Zona da Mata Mineira. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estudar a capacidade de processamento da H6+; Buscar uma imagem de sistema operacional que seja compatível com execução na respectiva TVBOX; Realizar procedimentos de desativação do receptor de sinais pirata, para posterior embarcação da imagem criada; Realizar demonstrações de utilização dos já minicomputadores para alguns contemplados. Vigência do Projeto: 16/06/2023 – 06/09/2023.

 

 

O professor Lindolpho Oliveira de Araújo Junior recebeu para orientação no ano de 2022, o estudante de Engenharia Mecatrônica da Universidade da Jordânia, Laith Al-Zubaydi, através do IAESTE/ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil. Essa orientação resultou em um protótipo de sistema e um artigo apresentado e publicado em anais de conferência internacional do IEEE. No ano de 2025 receberá um estudante de mestrado para orientação de estágio de pesquisa, proveniente do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique - ETH Zürich.

 

 

 

 

 

 

7) Políticas Afirmativas de inclusão, permanência e acessibilidade

 

A política afirmativa de cotas na pós-graduação stricto sensu foi regulamentada no CEFET-MG em 2022 com o objetivo de promover a inclusão e a equidade no acesso de pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e com deficiência aos seus cursos de pós-graduação stricto sensu. Ela estabelece que sejam reservadas, no mínimo, 30% do total de vagas dos processos seletivos de alunos regulares para cada curso de mestrado e doutorado a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas e com deficiência.

 

Além disso, no que concerne à concessão de bolsas de mestrado e doutorado, desde que observados os critérios das agências de fomento, da DPPG e dos Programas de Pós-Graduação do CEFET-MG, deverão ser priorizados os alunos cotistas sobre os demais alunos regulares candidatos às bolsas quando verificada situação de vulnerabilidade social e financeira.

 

Regulamento de Ações Afirmativas – Resolução CEPE 07/22, de 29 de julho de 2022 -Regulamento do Programa de Ações Afirmativas para a Pós-Graduação stricto sensu do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 

Permanência e Êxito

 

Aos discentes da pós-graduação stricto sensu do CEFET-MG, destinam-se atualmente os Programas Institucionais de:

i) Bolsas de Mestrado e Doutorado do CEFET-MG (Resolução CD n. 32/22) – concede bolsas de mestrado e doutorado aos programas de pós-graduação stricto sensu do CEFET-MG com recursos do próprio orçamento;

ii) Auxílio Financeiro à Participação em Eventos (Portaria DIR n. 158/13) – fornece auxílio financeiro aos discentes da Instituição para apresentarem seus trabalhos em eventos, quando não há disponibilidade de recursos no âmbito do PROAP; e

iii)  Programa de Alimentação – gerido pela Diretoria de Desenvolvimento Estudantil (DDE), atende aos alunos da pós-graduação, assim como os estudantes dos outros níveis de ensino da Instituição, por meio do fornecimento de almoço e jantar subsidiados (cerca de 75% do valor de custo das refeições é pago pelo CEFET-MG), nos restaurantes próprios dos campi de Araxá, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Nova Gameleira, Nova Suíça e Varginha. O restaurante do campus Leopoldina encontra-se em fase de construção, com previsão para o início da operação em 2025.

 

Relatório sobre a Permanência e o Êxito dos Estudantes da Pós-Graduação Stricto Sensu – monitoramento e avaliação dos resultados e impactos dos programas de permanência estudantil voltados para a pós-graduação.

Acessibilidade

 

No CEFET-MG, os estudantes com necessidades educacionais específicas são atendidos pelo Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão/NAAPI nos campi do CEFET-MG (guia de orientações sobre o NAAPI).

O NAAPI, criado pela Portaria DIR n.º 530/2022, promove as condições necessárias para o acesso, a permanência, a participação, o desenvolvimento da aprendizagem, a eliminação de barreiras de acessibilidade e a inclusão plena de estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, no âmbito do respectivo campus.

8) Ações Institucionais durante a Pandemia de COVID-19

 

Ensino Remoto Emergencial (ERE) 2020-2021

Assim como as demais instituições de ensino superior do país, o CEFET-MG precisou se adaptar e assumir medidas no sentido de oferecer a oferta de seus cursos regulares, apesar a política de afastamento físico das pessoas, durante a pandemia de COVID-19. Para isso, muitas medidas foram estabelecidas através de regulamentação institucional e, também, de medidas governamentais oficiais.

Regulamentação do ERE – CEPE

 

RESOLUÇÃO CEPE 02/20 – Implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no CEFET-MG.

Regulamentação do ERE – CPPG

 

RESOLUÇÃO CPPG 009/2020 – Diretrizes para a retomada das atividades letivas na pós-graduação por meio do ERE

RESOLUÇÃO CPPG 008/2020 – Regulamento para a realização de Bancas Examinadoras com participação remota.

RESOLUÇÃO CEPE  009/20 – Homologa a Resolução CPPG-008/2020.

Bolsas de Mestrado e Doutorado do CEFET-MG

 

Comunicado sobre a Prorrogação de Bolsas de Mestrado e Doutorado

Informações Institucionais sobre o ERE

 

https://www.cefetmg.br/coronavirus/

https://www.cefetmg.br/ensino-remoto-emergencial/ 

Reflexões,  Ações e Avaliação do ERE

 

1) Retrospectiva sobre o ERE na Instituição

 

https://www.cefetmg.br/noticias/retrospectiva-secom-lanca-jornal-e-revista-com-reflexoes-sobre-ensino-remoto-e-pandemia/

2) Boletim Diagrama

 

https://www.cefetmg.br/wp-content/uploads/2020/12/jornal_edicaoespecial_ERE-finalizado.pdf

3) Edição especial da Revista Túnel

 

https://issuu.com/lucianavilhena/docs/revista_tunel_4_c

 

9) Promoção de Associação Ampla

 

Workshop CEFET-MG x LACTEC

 

Em 2024, foi realizado o primeiro seminário entre o PPGAS/CEFET-MG e o LACTEC com o objetivo de aproximar as duas instituições para parcerias futuras, envolvendo seus mestrados profissionais.

 

Portal de Inovação INTEGRA

 

Visando ampliar o impacto positivo, o Cefet-MG implantou o INTEGRA, o Portal da Inovação do Cefet-MG que possui o objetivo de estimular a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em parceria com organizações públicas e privadas para atender às demandas dos arranjos produtivos, sociais e culturais.

 

Os docentes do PPGAS estão incluídos no portal INTEGRA, onde é possível obter informações sobre:

 

  • Perfil do docente

  • Dados Gerais

  • ORCID

  • Produção Técnica

  • Produção Bibliográfica

  • Outra Produção

  • Projetos Institucionais

 

Professores que fizeram parte do PPGAS no período de 2021 a 2024

 

Alisson Marques da Silva -https://integra.cefetmg.br/p/alisson-marques-da-silva

Anderson Vagner Rocha - https://integra.cefetmg.br/p/anderson-vagner-rocha

Andrei de Oliveira Almeida - https://integra.cefetmg.br/p/andrei-de-oliveira-almeida

Ângelo Rocha de Oliveira -https://integra.cefetmg.br/p/angelo-rocha-de-oliveira

Fabiano Pereira Bhering - https://integra.cefetmg.br/p/fabiano-pereira-bhering

Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra - https://integra.cefetmg.br/p/gabriella-castro-barbosa-costa-dalpra

Gustavo Campos Menezes - https://integra.cefetmg.br/p/gustavo-campos-menezes

Jean Carlos Pereira - https://integra.cefetmg.br/p/jean-carlos-pereira

José Geraldo Ribeiro Junior -https://integra.cefetmg.br/p/jose-geraldo-ribeiro-junior

Lindolpho Oliveira de Araújo Junior - https://integra.cefetmg.br/p/lindolpho-oliveira-de-araujo-junior

Lucas Silva de Oliveira -https://integra.cefetmg.br/p/lucas-silva-de-oliveira

Murillo Ferreira dos Santos - https://integra.cefetmg.br/p/murillo-ferreira-dos-santos

Rodrigo Lacerda Sales -https://integra.cefetmg.br/p/rodrigo-lacerda-sales

Rodolfo Lacerda Valle - https://integra.cefetmg.br/p/rodolfo-lacerda-valle

Thiago Magela Rodrigues Dias -https://integra.cefetmg.br/p/thiago-magela-rodrigues-dias

 

 

10) Plano Estratégico do CEFET-MG

 

O CEFET-MG possui planejamento estratégico institucional estabelecido para o período de 2023-2032. Este planejamento possui lastro com outros documentos institucionais norteadores como o Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027.

 

Plano Estratégico Institucional 2023-2032 – PEI/CEFET-MG – explicita a função social, a visão, os valores e os objetivos estratégicos do CEFET-MG no longo prazo.

Plano Estratégico Institucional 2023-2032

A Estratégia e a Estrutura da DPPG

A partir de suas políticas de pesquisa e pós-graduação, o CEFET-MG consolidou, nos últimos anos, um conjunto de programas de fomento para docentes e discentes, financiados, em parte, com recursos do seu orçamento; e geridos pela DPPG.

A DPPG tem trabalhado em diversas frentes para potencializar a consolidação dos outros programas de pós-graduação da instituição, as quais incluem: investimentos nos programas de pós-graduação; desenvolvimento de políticas de ações afirmativas para inclusão, acessibilidade e permanência; promoção de ações de internacionalização, entre outras.

Apresentação da DPPG – Estrutura organizacional

Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu (discente e docente)

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Coordenação de Avaliação e Regulação da Pós-Graduação (CAVPG), sob responsabilidade da servidora Patrícia Fonseca de Souza, torna público o resultado da Avaliação Institucional da Pós-Graduação para o período 2021-2024. Os questionários foram aplicados aos docentes e discentes de todos os Programas de Pós-Graduação do CEFET-MG por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA/CEFET-MG).

A seguir, apresentam-se os links dos Painéis em Power BI com os gráficos gerados a partir dos dados de Discentes e Docentes. 

Painel Discentes

Painel Docentes

Repositório Institucional – RI/CEFET-MG

Política Informacional do Repositório Institucional – Resolução CD No 20, de 17 de julho de  2024.

Link para o Repositório Institucional do CEFET-MG

Financiamentos Institucionais (Programas de Fomento)

1) Discentes

Aos discentes da pós-graduação stricto sensu, destinam-se os Programas Institucionais de:

i) Bolsas de Mestrado e Doutorado do CEFET-MG (Resolução CD n. 32/22).

Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado

ii) Auxílio Financeiro à Participação em Eventos (Portaria DIR n. 158/13) – fornece auxílio financeiro aos discentes da Instituição para apresentarem seus trabalhos em eventos, quando não há disponibilidade de recursos no âmbito do PROAP.

Programa de Auxílio à Participação de Discentes em Eventos

 

2) Docentes

Aos docentes do CEFET-MG, estão disponíveis os Programas Institucionais de fomento:

i) Melhoria Qualitativa da Produção Científica – PROMEQ (Resolução CD n. 70/12): propicia o fomento para tradução e revisão de artigos em periódicos editados em língua inglesa;

ii) Programa Institucional de Apoio à Participação de Servidores em Eventos Técnico-Científicos, no País e no Exterior: concede auxílio financeiro aos servidores para participarem e apresentarem seus trabalhos em eventos técnico-científicos, em conformidade com a Resolução CD n. 07/23 (eventos no País) e com a Resolução CD n. 08/23 (Eventos no Exterior) e com a Instrução Normativa DPPG 04-2024.

Programa Institucional de Melhoria Qualitativa da Produção Científica – PROMEQ

Programa Institucional de Auxílio Individual para Apresentação em Eventos

Dados sobre o Fomento à Pesquisa e Pós-Graduação 2020-2024

Tabela com os Investimentos pelos Programas de Fomento da DPPG_2020-2024

Quantitativo de Alunos Matriculados e de Defesas da Pós-Graduação 2021-2024

Painel – Alunos ingressantes e matriculados versus Defesas

 

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5