Projeto Pedagógico do Curso

O Bacharel em Sistemas de Informação é o profissional que vai se valer de conceitos e técnicas de informática e teoria de sistemas para contribuir na solução de problemas de tratamento de informação nas organizações por meio da construção de modelos de automação corporativa.

De acordo com a resolução CNE/CES 5/2016, a formação do Bacharel em Sistemas de Informação tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:
• selecionar, configurar e gerenciar tecnologias da Informação nas organizações;
• atuar nas organizações públicas e privadas, para atingir os objetivos organizacionais, usando as modernas tecnologias da informação;
• identificar oportunidades de mudanças e projetar soluções usando tecnologias da informação nas organizações;
• comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e integração das soluções propostas;
• gerenciar, manter e garantir a segurança dos sistemas de informação e da infraestrutura de Tecnologia da Informação de uma organização;
• modelar e implementar soluções de Tecnologia de Informação em variados domínios de aplicação;
• aplicar métodos e técnicas de negociação;
• gerenciar equipes de trabalho no desenvolvimento e evolução de Sistemas de Informação;
• aprender sobre novos processos de negócio;
• representar os modelos mentais dos indivíduos e do coletivo na análise de requisitos de um Sistema de Informação;
• aplicar conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos em sua área de atuação;
• entender e projetar o papel de sistemas de informação na gerência de risco e no controle organizacional;
• aprimorar experiência das partes interessadas na interação com a organização incluindo aspectos da relação humano-computador;
• identificar e projetar soluções de alto nível e opções de fornecimento de serviços, realizando estudos de viabilidade com múltiplos critérios de decisão;
• fazer estudos de viabilidade financeira para projetos de tecnologia da informação;
• gerenciar o desempenho das aplicações e a escalabilidade dos sistemas de informação.

a metodologia proposta nesse projeto de curso possui
foco na aprendizagem do aluno. Destacam-se a seguir as linhas norteadoras no que diz
respeito à metodologia:
a) A intervenção pedagógica será estruturada na construção do conhecimento e na
relação teoria/prática, que se consolidará em atividades práticas de estágio supervisionado,
visitas técnicas, minicursos, palestras, participação em eventos da área e outras estratégias que
possibilitem ao aluno compreender os assuntos tratados de modo teórico, em sala de aula e, ao
mesmo tempo, sua aplicação prática nas atividades da área de tecnologia de informação;
b) Serão trabalhadas diferentes técnicas de ensino, tais como: aulas expositivas
dialogadas, dinâmicas, estudos dirigidos, discussão em grupos, trabalhos individuais,
trabalhos em grupo, aulas em laboratórios e pesquisas, seminário, painel integrado, visita
técnica a campos de trabalho na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, palestras
com gestores e leitura e construção de artigos;
c) O papel do professor consistirá em mediar, facilitar o ensino e a aprendizagem,
a partir de ações planejadas, com objetivo de propiciar o exercício contínuo e contextualizado
dos processos de mobilização, articulação, reelaboração e aplicação do conhecimento;
d) A avaliação será processual e diagnóstica, acompanhando o desempenho do
aluno na constituição dos conhecimentos necessários para o exercício profissional, numa
constante prática de ação – reflexão – ação de todos os elementos envolvidos no processo de
ensino-aprendizagem.
e) Os conteúdos das unidades curriculares serão desenvolvidos de forma
integrada, de modo que haja uma contextualização do conhecimento adquirido. O aluno será
introduzido ao universo da pesquisa através dos componentes curriculares de Metodologia
Científica e Metodologia de Pesquisa, Atividade de Trabalho de Conclusão de Curso I e
Atividade de Trabalho de Conclusão de Curso II.
f) Desenvolvimento de atividades práticas de extensão, no decorrer do curso, de
forma a tratar de saberes relacionados à pesquisa em termos conceituais e metodológicos,
gerando oportunidade especial para a articulação dos conteúdos abordados nos diversos
Componentes Curriculares (de cada semestre), com objetivo em promover interação com
empresas de bens e serviços diversos e demais instituições, fomentando a aplicação e
resolução de problemas de ordem técnica, caracterizando uma típica atividade de extensão.
Os eixos temáticos não são independentes, e suas unidades curriculares estão
distribuídas no período de integralização do curso. Assim, em um mesmo semestre o aluno
poderá cursar componentes curriculares de qualquer um dos eixos, desde que tenha cumprido
com os seus PRERREQUISITOS. Deste modo, o aluno pode conviver no universo dos
sistemas de informação, o que facilita a realização de estágios curriculares não obrigatórios
como forma de inserção no mercado profissional e de aquisição de competências adicionais.
A matriz curricular inclui ainda espaço para Trabalho de Conclusão de Curso, propiciando ao aluno o aprimoramento da comunicação verbal e escrita, bem como a capacidade de obtenção, organização e análise de informações para a solução de problemas ou a realização de trabalhos de extensão dentro dos campos de conhecimento dos sistemas de informação.
Deste modo, acredita-se que a formação do bacharel em Sistemas de Informação contemplará não apenas os estudos teóricos, mas propiciará que os educandos vivenciem, ao longo do curso, experiências e práticas do dia-a-dia profissional, inseridos no mundo do trabalho e na prática da pesquisa e da investigação, para que possam dar continuidade aos projetos iniciados ao longo do curso.

A avaliação do Curso ocorre por meio de avaliações internas realizadas pela Coordenação, pelo Colegiado e pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE), e por meio de avaliações conduzidas pela
Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

O CEFET-MG conta, ainda, com a Coordenação Geral de Avaliação do Ensino de Graduação, criada no âmbito da Diretoria de Graduação, que tem por objetivo coordenar e supervisionar os processos de avaliação que envolvem os cursos de graduação da Instituição.
A Diretoria de Graduação promove anualmente o Workshop da Graduação, conforme previsto no PDI  da Instituição, ocasião em que sempre são discutidos temas relacionados ao aprimoramento de ações da graduação, visando à melhoria dos cursos da Instituição.

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