Projeto Pedagógico do Curso

O alunoegresso do Curso de Graduação em Engenharia Química do CEFET-MG,
CampusContagem, deve se constituir em um profissional com sólida formação científica e
tecnológica no campo da Engenharia Química, apto a transitar entre os setores acadêmico e
industrial. Deverá ser capaz de compreender, desenvolver e aplicar tecnologias, com visão
reflexiva, crítica e criativa e com competência para identificação, formulação e resolução de problemas, comprometido com a qualidade de vida numa sociedade cultural, econômica, social
e politicamente democrática, justa e livre, visando ao pleno desenvolvimento humano aliado ao
equilíbrio ambiental.

a)possuir e fazer uso de uma sólida base em matemática, física equímica, além da
capacidade de inter-relacionar e construir conhecimento a partir dessa base;

b)desenvolvereaplicarconhecimentoslógicos,matemáticos,científicos,
tecnológicos e instrumentais no campo profissional;

c)desenvolver novas tecnologias, a partirdas tecnologias já estabelecidas, visando
à geração de novos produtos e processos, dentro do contexto da propriedade
intelectual;

d)identificar, formular e resolver problemas relacionados à Engenharia Química,
quantificando e avaliando a potencialidade técnica e econômica de tais soluções;

e)desenvolver capacidade técnica que permita avaliar e aproveitar oportunidades
e necessidades regionais, nacionais e globais no sentido de atender demandas
econômicas, políticas e sociais;

f)planejar, supervisionar e coordenar projetos na área da Engenharia Química;

g)coordenar montagens, operação e reparo de equipamentos;

h)compreender e interagir com o ambiente no qual os produtos, por ele projetado
ou construído, irão operar;

i)supervisionar, coordenar, orientar, planejar, especificar, projetar e implementar
ações pertinentes à Engenharia Química e analisar os resultados;

j)ensinar e pesquisar dentro do campo da Engenharia Química;

k)padronizar e controlar a qualidade dos produtos e processos de fabricação;

l)desenvolver e aplicar modelos na Engenharia Química;

m)conceber e realizar experimentos investigativos com capacidade para analisar os
resultados e tomar decisões;

n)especificar materiais bem como outras atividades referentes aos procedimentos
tecnológicos na fabricação e aplicação de materiais para a indústria;

o)prestar assistência técnica, consultoria, perícia e pareceres técnicos, conforme
prevê a legislação que regulamenta a atuação profissional do Engenheiro
Químico.

p)possuir conhecimentos e habilidades no campo do desenvolvimento humano e
social, sendo capaz de:

p.1.compreender e desenvolver uma visão sistêmica do ambiente e dos
processos em que atua;

p.2.desenvolver capacidade de comunicação interpessoal, leitura, redação e
interpretação;

p.3.interagir e de se comunicar com profissionais da áreade Engenharia
Química e profissionais de outras áreas no desenvolvimento de projetos
em equipe;

p.4.trabalhar em equipes multidisciplinares e interdisciplinares;

p.5.compreender a necessidade e desenvolver a postura de permanente busca
da atualização e de aprendizagem continuada nos campos profissional e
técnico-científico;

p.6.abordar e solucionar problemas de Engenharia Química considerando,
de forma crítica e integrada, os aspectos humanos, políticos, econômicos,
ambientais, éticos, sociais e culturais;

p.7.desenvolvera capacidade de liderança, de empreendedorismo e de
gerenciamento;

p.8.desenvolver a criatividade e a visão crítica e reflexiva em relação à sua
prática profissional;

p.9.conhecer, avaliar e estar preparado para atuar de acordo com a legislação
profissional da Engenharia Química;

p.10.conhecer e aplicar a ética e responsabilidade profissional e avaliar
o impacto de suas atividades no contexto social e ambiental;

p.11.atuar no campo profissional comprometendo-se com a realidade
social e as necessidades ambientais.

A metodologia de ensino para o curso de Engenharia Química é norteada pelo Projeto
Pedagógico Institucional, PPI, que é parte doPlano de Desenvolvimento Institucional, PDI, do
CEFET-MG. A metodologia de ensino visa o processo de ensino-aprendizagem a fim de formar
cidadãos críticos que sejam capazes de contribuir nas transformações políticas, sociais,
econômicas e ambientais na sociedade.

Paraumapluralidadedoprocessodeensino-aprendizagem,oprojetodecurso
contempla disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas, estágio, atividades complementares e
extensão. As disciplinas optativas e eletivas são oferecidas para que o alunopossa aprofundar
seus conhecimentos em um assunto de interesse e ter uma formação multidisciplinar.

Todas as disciplinas utilizarão técnicas como seminários, aulas expositivas e dialogadas,
debates, apresentação de trabalho oral e escrito, entreoutras atividades, dentro do contexto de
cada disciplina, respeitando a autonomia do professor e a efetividade da ação.

OProjeto Final de Curso,PFC, é desenvolvido em duas disciplinas ministradas nos dois
últimos semestres e tem como objetivo o desenvolvimento da pesquisa em uma área específica,
apresentando um problema a ser resolvido. No primeiro semestre, o aluno irá definir um tema
a ser pesquisado, elaborar a pesquisa bibliográfica sobre este tema e traçar um plano de trabalho
para atingir os objetivos propostos. O objetivo desta etapa é permitir ao aluno se familiarizar
com o tema estudado e aprofundar seus conhecimentos sobre o mesmo. No segundo semestre,
o aluno irá desenvolver o trabalho proposto e redigir a monografia doPFC. O trabalho final
deverá ser entregue em forma escrita e apresentado de forma oral a uma banca de avaliação de
PFC.

O estágio tem caráter teórico-prático com objetivo principal de proporcionar ao
estudante a aproximação com a realidade profissional visando o aperfeiçoamento técnico,
cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o
exercício da profissão e da cidadania.

As atividades complementares, que são realizadas fora da sala de aula ou até mesmo
fora da instituição, envolvem a pesquisa, seminários, participação em eventos, entre outros. As
atividades de extensão, que tem como objetivo levar o conhecimento e a prática tecnológica
para a sociedade, resolvendo problemas e melhorando o bem-estar das pessoas em torno da
instituição, éde suma importância para estreitar os laços entre o conhecimento adquirido e a
resolução dos problemas da sociedade.


O monitoramento e o contínuo aprimoramento do Projeto Pedagógico do Curso de
Engenharia Química deve ser feito pelo Colegiado de Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante
(NDE). Para isso, esses órgãos devem obter demaneira contínua informações das seguintes
fontes:

Autoavaliação institucional aplicada pela Comissão Permanente de Avaliação do
CEFET-MG;

Identificação de eventuais dificuldades encontradas por estudantes, levantadas pelos
docentes, técnicos administrativos e outros membros da comunidade;

Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE);

Relatórios das avaliações de Curso realizadasin locopelo MEC;

Acompanhamento dos egressos no mercado de trabalho;

Acompanhamento da legislação pertinentee do referencial do MEC para os cursos de
Engenharia Química;

Acompanhamento das sugestões do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
(CONFEA), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais
(CREA-MG), e do Conselho Regional de Química(CRQ).

O colegiado do curso, de posse das informações e resultados de exames e avaliações,
bem como o acompanhamento dos egressos, poderá sugerir, juntamente com o NDE, a reestruturação do PPC, em um prazo mínimo de 5 anos. Outros aspectos importantes
parao monitoramento e desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso são:

Estabelecer novos parâmetros e novos instrumentos de avaliação da aprendizagem do
aluno;

Estabelecerprocedimentosdeacompanhamentodasdisciplinas,estudantese
professores que permitam a implementação de mecanismos de recuperação dos alunos
e revisão dos processos de ensino-aprendizagem, com base na avaliação dos semestres
anteriores;

Definir orientação metodológica e ações pedagógicas por meio de atividades de
educação continuadacomo cursos, oficinas, seminários interdisciplinares. Tais ações
devembuscaratenderàsnecessidadesdosdocentesetécnicosadministrativos
envolvidos com o curso no que se refere à elaboração de instrumentos de avaliação,
planejamento de atividades avaliação, estratégias dinamização da sala de aula, além de
técnicas de ensino, projetos e tutoria;

Planejar a realização sistemática e periódica de eventos como Semana de Ciências e
Tecnologia, feiras, mostras de trabalhos de alunos e seminários temáticos;

Propor e criar novas disciplinas não previstas neste PPC para o Curso de Engenharia
Química. Nesse caso, os planos de ensino definitivos em conjunto com as bibliografias
recomendadas deverãoser aprovados pelo Colegiado do Curso.

Omonitoramento de implantação do PPC, deve ser considerado de duas etapas distintas: a)
implantaçãodo 1ºciclo e b)ciclo de melhoria. O 1º ciclo consiste basicamente da entrada do
novo corpo docente e adaptaçãodas ementas das disciplinas por esse novo corpo docentee
compor-se-á de 2 questionários:um aplicado 60 dias após o início das atividades e outro ao fim
dosemestre letivo; ambos questionáriosfocando o PPC como um todo, e aplicado aos discentes,
docentes e técnicos alocados no departamento. Já o ciclo de melhoria, a ser implantado após o
1º semestre letivo,consistirá da observâncianas avaliações dos discentese dos docentes após
o fim de cadasemestre letivo, que apósanálisedo NDE e do professor responsável da disciplina,
propor-se-áintervençõesna ementa e no plano didático de forma a atingir a excelênciano
ministério das disciplinas do curso.

Anteriormenteao1ºciclo,éimportanteobservaraimplantaçãodocursonoramo
administrativo, a fim de se tero máximo de eficiênciada implementação do PPC em sua íntegra.

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