Projeto Pedagógico do Curso

O Engenheiro Civil é um profissional de nível superior, com formação e capacitaçãoque o habilitam a atuar no projeto e execução de obras civis, nas etapas de planejamento, concepção, projeto, implantação e controle. Também deve possuir capacitação para promover a integração dos fatores da produção, melhoria de
produtividade, da qualidade do produto e otimização do processo.

Competências
Visão sistêmica;
Leitura e interpretação de representações simbólicas;
Criação de modelos para concepção e análise de sistemas e processos;
Conhecimento da legislação pertinente;
Comunicação interpessoal em língua nativa e estrangeira;
Compreensão dos problemas administrativos, econômicos, sociais e do meio ambiente;
Potencialização de processos de aprendizagem.

Habilidades
Trabalho em equipe multidisciplinar;
Redação e verbalização de comunicações, visando à condução de processos, em língua nativa e estrangeira;
Utilização de modelos de processos, visando à produção;
Planejamento, supervisão, elaboração e coordenação de projetos de engenharia;
Operação e manutenção de sistemas;
Utilização da informática aplicada a processos produtivos;
Expressão por meios gráficos e icônicos;
Capacitação de recursos humanos.

Metodologia
O currículo do Curso de Graduação de Engenharia Civil foi organizado de modo que as atividades sejam desenvolvidas por meio dos Eixos de Conteúdos e Atividades com foco no perfil do egresso. São eles:
EIXO
1: Matemática
EIXO
2: Física e Química
EIXO
3: Computação e Matemática Aplicada
EIXO
4: Humanidades e Ciências Sociais
EIXO
5: Construção Civil e Materiais
EIXO
6: Estruturas
EIXO
7: Geotecnia e Transportes
EIXO
8: Expressão Gráfica
EIXO
9: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
EIXO
10: Gestão Aplicada à Engenharia
EIXO
11: Prática Profissional e Formação Diversificada
Neste sentido, cabem destacar os seguintes aspectos:
Os conteúdos ministrados nos primeiros períodos do curso relacionam-se na sua maioria com os eixos 1, 2, e 3 e tem por objetivo proporcionar ao discente uma sólida base teórico-conceitual, habilitando-o para estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e usar novas tecnologias de forma inovadora, ética e sustentável e para o desenvolvimento dos conteúdos dos demais eixos;
O eixo 4 tem o objetivo de promover a avaliação crítica dos aspectos humanos e sociais relacionados à  Engenharia Civil, desenvolvendo no discente uma visão holística e humanista, ética e sistêmica das questões relacionadas à engenharia, entre outras;
O desenvolvimento de experimentos e práticas investigativas visando a interpretação de resultados e tomada de decisões é objeto, principalmente, das disciplinas de laboratório, o que não implica que outras disciplinas
essencialmente teóricas não tenham também esta meta;
A produção técnica e científica está planejada ao longo do curso em diversas oportunidades, tais como por meio de atividades desenvolvidas em várias disciplinas envolvendo trabalhos de pesquisa, relatórios de atividades,
relatórios de aulas práticas, bem como no PFC, no Estágio Supervisionado, nas ações de extensão, nas atividades complementares de Iniciação Científica e demais atividades complementares;
A formação específica em conteúdos básicos da Engenharia Civil está alocada principalmente nos eixos 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11. Pretende-se com estes conteúdos construir as habilidades e competências ligadas às questões da
Engenharia Civil;
Será incentivado pela tutoria dos Coordenadores de Eixos o desenvolvimento de trabalho em equipe ao longo do curso, incluindo trabalhos interdisciplinares; de forma a permitir a adoção de perspectivas multidisciplinares e
transdisciplinares.Será incentivada a promoção de seminários internos voltados para temas de engenharia e de ciência e tecnologia, de feiras e exposições de trabalhos de discentes, de intercâmbio entre escolas, com aproveitamento para integralização curricular, devidamente normatizada e avaliada pelo Colegiado do Curso, como forma de ampliar os conhecimentos no campo profissional.
Estes eventos deverão acontecer ao menos 1 vez por semestre, utilizando-se para isto a folga do calendário escolar.

A adoção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem deve ser gradual e contínua, envolvendo todos os docentes que ministram disciplinas para o curso

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e divide-se em duas modalidades:
Autoavaliação:
Coordenada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) do CEFET e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES.
Avaliação externa: Realizada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A Autoavaliação, juntamente com o resultado das avaliações externas, constitui-se em referencial básico na implementação de políticas educacionais e no cumprimento dos compromissos e da responsabilidade social da Instituição.
A CPA é o órgão responsável por coordenar os processos de autoavaliação e tem como principal objetivo, identificar os meios e recursos necessários para aprimorar o funcionamento do CEFET-MG.

A CPA elabora, semestralmente, o caderno de avaliação dos cursos de graduação. Esse documento é importante para a melhoria do curso, além de ser um documento para fins de recredenciamento institucional, reconhecimento e autorização de cursos.
O Caderno de Avaliação do curso de Engenharia Civil tem como objetivos apresentar informações relevantes que podem contribuir para a construção de um perfil geral do aluno e também orientar as ações pedagógicas e administrativas da instituição.

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