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Dissertações |
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THIAGO DE MATTOS SERAFIM
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Criptografia RSA: da aritmética modular à sala de aula.
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Orientador : EDEN SANTANA CAMPOS AMORIM
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MEMBROS DA BANCA :
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EDEN SANTANA CAMPOS AMORIM
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FERNANDA APARECIDA FERREIRA
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RICARDO SALDANHA DE MORAIS
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ALEXANDRE ALVARENGA ROCHA
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Data: 27/01/2022
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Tendo como pano de fundo a Criptografia RSA, apresentamos em linhas gerais a teoria matemática que embasa este modelo de encriptação, assim como sua contextualização como parte do modo de vida atual e sua segurança, para depois propor um produto destinado ao Ensino Básico (EB). Para isso, apresentamos a ótica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática, além de possibilidades para o uso de calculadoras em turmas do Ensino Fundamental (EF). Antes, contudo, elementos básicos da Aritmética Modular são apresentados, construindo-se o modelo matemático que sustenta a Criptografia RSA - além da Função totiente, como um tópico adicional. Assim, guiando-nos pelo questionamento “É possível trazer a temática Criptografia RSA para o contexto de sala de aula da Educação Básica?” nosso objetivo é o de criarmos atividades em que, a partir do uso de tecnologias, conceitos de Aritmética modular sejam abordados, levando os estudantes a compreenderem o método de Criptografia RSA. Como resultado, apresentamos o produto final, direcionado à EB, composto por uma proposta de sequência didática para o 6º ano do EF, que tem por finalidade introduzir o conceito de primalidade lançando-se mao de calculadoras, e de duas propostas de aulas para o Ensino Médio (EM), abordando-se o cálculo de restos de potências através da Aritmética Modular, ora com cálculos manuais, ora com planilhas eletrônicas. Também há sugestões de como pode se dar a abordagem das atividades propostas no EM. Por fim, conclui-se que este trabalho pode ser uma diretriz de estudos, pesquisas e práticas futuras, de forma que sua elaboração e conclusão foram exitosos no sentido de dar continuidade à formação de um professor que ensina matemática na EB.
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With RSA Cryptography as background, we present, generally speaking, the mathematical theory that underlies that encryption model, as well as its contextualization as part of the modern way of life and its security, and then proposes a product for Basic Education (BE). For this, we show the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC) view about the use of technologies in the mathematics teaching in addition to possibilities for the use of calculators in Elementary School (ES) classes. Before, however, basic elements of Modular Arithmetic are presented, building the mathematical model that supports RSA Cryptography - in addition to the totient function, as an additional topic. Thus, guided by the question “Is it possible to bring the RSA Cryptography theme to the Basic Education classroom?” our goal is to createactivities in which, from the use of technologies, modular arithmetic concepts are addressed, leading students to understand the RSA Encryption method. As a result, we present the final product, aimed at Basic Education, consisting of a proposal for didactic sequence for the 6th year of Elementary School, which aims to introduce the concept of primality using calculators, and two proposals for classes for the High School, approaching the calculation of residual powers through Modular Arithmetic, sometimes with manual calculations, sometimes with electronic spreadsheets. There are also suggestions on how can be approached the activities proposed in the High School. Finally, it is concluded that this work can be a guideline for future studies, research and practices, so that its elaboration and conclusion were successful in the sense of giving continuity to the formation of a teacher who teaches mathematics in Basic Education.
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LAÍS MACEDO DE ALMEIDA NUNES
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DISCUTINDO CONCEITOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E INVESTIMENTOS FINANCEIROS:
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
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Orientador : ERICA MARLUCIA LEITE PAGANI
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MEMBROS DA BANCA :
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ERICA MARLUCIA LEITE PAGANI
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VALERIA GUIMARAES MOREIRA
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IVAIL MUNIZ JUNIOR
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Data: 18/03/2022
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A Educação Financeira promove o desenvolvimento de competências pessoais, possibilitando ao indivíduo maior condição para a tomada de decisões no âmbito financeiro. Em função de sua importância e relevância, esse tema tem sido crescentemente valorizado, ganhando espaço em diversas esferas nos últimos anos, principalmente no âmbito escolar. Tal contexto justifica a apresentação dessa pesquisa de mestrado no programa de Mestrado Profissional de Matemática em Rede Ampla (PROFMAT) no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG, que busca abordar e discutir questões relativas à Educação Financeira na Educação Básica, com objetivo de construir uma sequência didática que aborde a teoria de investimentos financeiros para alunos do 9º ano do ensino fundamental e investigar se tal sequência contribui para a educação financeira desses estudantes. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, questionários, gravações de áudio e vídeo. O desenvolvimento das atividades foi alicerçado por uma sequência didática, elaborada na perspectiva da Educação Financeira Escolar, à luz das orientações da Estratégia Nacional de Educação Financeira, ENEF, (2011) e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Nesse sentido, a sequência didática explora temáticas como Educação Financeira, Matemática Financeira, Calculadora do Cidadão, taxas de juros, taxa Selic, inflação e investimentos em Renda Fixa e Variável. Essa sequência foi aplicada de maneira remota, devido à pandemia da Covid-19, no formato de um minicurso extraclasse, com quatro encontros de uma hora e meia de duração cada. Em seguida, analisamos as discussões levantadas durante o minicurso e o material coletado. Os dados analisados fornecem indícios de que o desenvolvimento dessa sequência oportunizou discussões de conceitos e aspectos financeiros promovendo a Educação Financeira dos estudantes. Reiterando a relevância da Educação Financeira Escolar, esperamos que esse trabalho e seus resultados sirvam de estímulo e auxílio para outros professores que desejem trabalhar com Educação Financeira e Investimentos na Educação Básica.
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Financial Education promotes the development of personal skills, enabling greater conditions for the individual to make decisions in the financial framework. Regarding its relevance, Financial Education area has been increasingly growing, gaining space in several fields over the last years, especially in school context. Such scenario justifies this masters research conducted in Programa de Mestrado Profissional de Matemática em Rede Ampla (PROFMAT) at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG, that aims to address and discuss issues regarding Financial Education in Basic Education, with the objective of creating a didactic sequence that addresses financial investments theory, for students in the 9th year of Basic Education (in Brazilian system) and investigate whether this sequence contributes to the financial education of these students. This research is qualitative and the methodological procedures used were participant observation, questionnaires, audio and video recordings. The development of activities was based on a didactic sequence, elaborated within the perspective of Scholar Financial Education under the guidelines provided by the Brazilian National Strategy for Financial Education - ENEF (2011) and the Brazilian National Common Curriculum Base - BNCC (2018). Thus, the didactic sequence explores themes such as Financial Education, Financial Mathematics, the Citizen Calculator (Calculadora do Cidadão), interest rates, the Brazilian Selic rate, inflation, fixed income investments and variable income investments. The sequence was remotely performed due to the COVID-19 pandemic, in a mini out-of-class course format consisting in four meetings of one-and-a-half-hour duration each. Then, we analyzed the discussions raised during the mini-course and the material collected. The analyzed data lead us to believe that the development of this sequence provided an opportunity to discuss concepts and financial aspects, promoting the students' Financial Education. Reiterating the importance of School Financial Education, we expect that this research and its results could also stimulate and assist teachers that wish to work with Financial Education in Basic School.
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TÂMISSON SANTOS REIS
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CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE RPG COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE
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Orientador : LUIS ALBERTO D AFONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIS ALBERTO D AFONSECA
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DENIS EMANUEL DA COSTA VARGAS
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FERNANDO DE SOUZA BASTOS
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LUIZ ANTÔNIO RIBEIRO DE SANTANA
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Data: 23/05/2022
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O RPG – sigla em inglês para Roleplaying Game – é um jogo de encenação mesclado com um conjunto de testes de sorte baseados em Probabilidade. Os objetivos desta dissertação são explorar a aplicação do RPG na Educação Matemática a fim de desenvolver um sistema que seja de fácil aplicação em ambiente escolar e, baseado neste sistema, um manual de Probabilidade para o Ensino Fundamental. Para desenvolver o sistema se explorou: tendencia de Jogos na Educação, o Roleplay na educação e trabalhos existentes com objetivos similares. Para o manual se observou os manuais de educação ao vigentes e se apresentou a definição Matemática dos tópicos a serem discutidos em sala de aula.
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The RPG, an acronym for Roleplaying Game, is a game that mixes roleplay and a set of probability-based luck tests. The objectives of this dissertation are to explore the application of RPG in mathematics education in order to develop a system that is easy to apply in a school environment and, based on this system, a Probability manual for Elementary School. To develop the system, the following was explored: the trend of Games in Education, Roleplay in education and the existing works with similar objectives. For the Probability manual, we explored three Brazilian syllabuses and the mathematical definition of the topics to be discussed in class.
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CARLOS HENRIQUE ROCHA SERRA
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Gamificação e ensino de Matemática: Proposta de um jogo para a aprendizagem de equações polinomiais de primeiro grau
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Orientador : PEDRO HENRIQUE PEREIRA DALDEGAN
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDA APARECIDA FERREIRA
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FREDERICO AUGUSTO MENEZES RIBEIRO
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LAÉRCIO JOSÉ DOS SANTOS
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LUCY TIEMI TAKAHASHI
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PEDRO HENRIQUE PEREIRA DALDEGAN
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Data: 24/05/2022
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Com a grande popularização dos microcomputadores, smartphones e acesso à Internet, desenvolver metodologias que atendam à geração de nativos digitais é um novo desafio para educadores. Nesse contexto, podemos aplicar a gamificacão aos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, fazer uso da gamificacão requer bem mais que utilizar jogos, sendo necessário ao professor a compreensão de como essa ferramenta se estrutura, além de colocá-lo no papel de facilitador ao invés de um transmissor de conhecimentos. O objetivo desse trabalho é compreender como utilizar e inserir nas práticas docentes as mecânicas, dinâmicas e estéticas presentes nos jogos. Ainda, propomos a implementação de um jogo destinado ao ensino de equações polinomiais de 1º grau. Apresentamos a contextualização e dinâmica do jogo e esquemas que especificam uma futura implementação.
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With the great popularity of microcomputers, smartphones and Internet access, developing methodologies that meet the needs of a generation of digital natives is a new challenge for educators. In this context, gamification can be applied to teaching and learning processes. However, making use of gamification requires much more than using games, being necessary for the teacher to understand how this tool is structured, putting him in the role of a facilitator, instead of a transmitter of knowledge. The aim of this work is to comprehend how to use and insert into teaching practices the mechanics, dynamics and aesthetics present in games. Furthermore, we propose the implementation of a game for teaching first degree polynomial equations. We present the context and dynamics of the game and schemas that specify a future implementation.
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EDILBERTO ANTENOR DE REZENDE PAIVA NETO
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Proposta de um GeoGebra Book para o Ensino de Probabilidade através do Problema de Monty Hall
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Orientador : MARCELA RICHELE FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCELA RICHELE FERREIRA
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GILMER JACINTO PERES
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DENIS EMANUEL DA COSTA VARGAS
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SAULO FURLETTI
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RODRIGO LUIZ PEREIRA LARA
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Data: 25/05/2022
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A Probabilidade é parte integrante do dia a dia da sociedade, sejam em situações simples, como na ocorrência ou não de determinados eventos, ou mais complexas, como a tomada de decisões que necessitem de um raciocínio lógico envolvido. A sua compreensão e entendimento são, portanto, de suma importância dentro e fora do ambiente escolar. Assim sendo, foram pesquisadas formas interessantes e relevantes para abordagem deste conteúdo de maneira dinâmica e lúdica, optando-se por sua aplicação em jogos com viés educacional. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo abordar a utilização do Problema de Monty Hall (PMH), amplamente discutido no meio acadêmico, como plano de fundo para melhorar a compreensão e assimilação de conceituações e propriedades probabilísticas. Para tal finalidade, foi desenvolvido um GeoGebra Book, compostopor materiais teóricos que apresentam diferentes níveis de complexidade com relação ao conteúdo de Probabilidade. O livro digital conta ainda com exemplos resolvidos da sua contextualização em jogos, tais como dados e baralhos, e com applets que permitem a sua aplicação, por meio de jogos com uma adaptação e expansões do PMH para mais portas. O produto final criado servirá como um material de apoio para alunos e professores do Ensino Médio, ou até mesmo entusiastas pela temática. O e-book desenvolvido alia os fundamentos probabilísticos aplicados com a utilização de jogos, buscando estimular nos usuários a formação e/ou consolidação de conceitos para resoluções de problemas do seu cotidiano.
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The concept of Probability is part of a society’s day-to-day, whether it is in simple situations, for instance event occurrence; or more complex circumstances, like decision-making processes that require logical thinking. Therefore, understanding probability is fundamental both in and outside the academic environment. That way, we have explored interesting and relevant ways to deal with this subject in a dynamic and playful approach, choosing to apply it on educational-biased games. Thus, the present study uses the Monty Hall Problem (MHP), greatly discussed by scholars, as a background to improve assimilation and comprehension of probability conceptions and properties. In doing so, we have developed a GeoGebra Book, made of theoretical materials involving diverse complexity levels of probability content. In addition, the digital book includes solved exercises in games, such as dice and cards, as well as applets that allow its use through adapted games and PMH expansion into other doors. The final product will serve as support material for high school students and teachers, or anyone enthusiastic about the topic. The proposed e-book connects applied probability axioms to game playing; encouraging users to foster and enhance concepts that will help them solve problems on a daily basis.
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JULIO RIBEIRO DE CARVALHO
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Cálculo Numérico de Raízes e sua Aplicação no Ensino Básico
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Orientador : CARLOS MAGNO MARTINS COSME
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS MAGNO MARTINS COSME
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PEDRO HENRIQUE PEREIRA DALDEGAN
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LUCIANO COUTINHO DOS SANTOS
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WEVERSSON DALMASO SELLIN
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Data: 26/05/2022
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Considerando a importância do Cálculo Numérico como ferramenta matemática, neste trabalho estudamos algumas das principais técnicas para aproximação de raízes de funções reais e exploramos sua aplicação para o ensino desse tema na Educação Básica (EB). Após a teorização de três dos principais métodos numéricos para cálculo de raízes de funções reais, exploramos algumas de suas potencialidades para aplicação em sala de aula da EB. Para isso, além de lançarmos mão de ambientes informatizados na construção das aulas, levamos em conta habilidades relacionadas ao pensamento computacional sob a perspectiva da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Depois, analisamos um recorte de produções do PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), com o intuito de investigar como esse programa de pós-graduação produz para a EB, focando no tema do cálculo de raízes de funções e técnicas numéricas de aproximação. Por fim, apresentamos nosso produto final, uma proposta de Sequência Didática, composta por planos de aula que trabalham habilidades relacionadas ao pensamento computacional através de ambientes informatizados e concluímos que as atividades compostas têm relevância para trazer o assunto Calculo Numérico para a sala de aula da EB.
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Considering the importance of Numerical Calculus as a mathematical tool, in this paper we study some of the main techniques for approximating roots of real functions and explore their application for teaching this subject in Basic Education (BE). After the theorization of three of the main numerical methods for calculating roots of real functions, we explore some of their potential for application in the BE classroom. For this, besides using computer environments in the construction of the classes, we took into account skills related to computational thinking from the perspective of the NCCB (National Common Curriculum Base). Then, we analyze a selection of productions the PROFMAT (Professional Master in Mathematics in National Network), in order to investigate how this post-graduate program produces for the BE, focusing on the topic of calculus of function roots and numerical approximation techniques. Finally, we present our final product, a proposal for a Didatic Sequence, composed of lesson plans that work as skills related to computational thinking through computerized environment. We conclude that the composite activities have relevance to bring the subject of Numerical Calculus to the BE classroom.
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EDEMILSON LEMOS PALMEIRA JUNIOR
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ESTUDO DE PROBABILIDADE POR MEIO DA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM TBL (APRENDIZAGEM EM EQUIPE)
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Orientador : ERICA MARLUCIA LEITE PAGANI
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MEMBROS DA BANCA :
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ERICA MARLUCIA LEITE PAGANI
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GILMER JACINTO PERES
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RONEI SANDRO VIEIRA
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Data: 26/05/2022
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Muitas são as dificuldades relatadas por professores e alunos durante o processo de Ensino- Aprendizagem de Matemática, particularmente do conteúdo de Probabilidade. Esta dissertação tem como objetivo analisar como uma sequência didática, desenvolvida por meio da Estratégia de Ensino-Aprendizagem TBL (Aprendizagem em Equipes) pode contribuir para melhorar o Ensino e consequentemente a Aprendizagem dos alunos. Inicialmente, a sequência foi planejada para ser desenvolvida de forma remota (on-line), devido à pandemia imposta pelo Coronavírus. Entretanto, em agosto de 2021, os alunos retornaram parcialmente para a escola, em grupos menores. Cada grupo de alunos ia à escola semana sim, semana não, e o retorno quase total dos alunos, aconteceu em setembro de 2021. Dessa forma, mudamos todo nosso planejamento e aplicamos os questionários e a sequência didática na forma presencial. Para o desenvolvimento do trabalho e da sequência didática, aplicamos um questionário de sondagem inicial, construímos e desenvolvemos dois percursos metodológicos e aplicamos um questionário final. O percurso metodológico 1, envolvia os conceitos de Espaço Amostral, Evento e Experimento Aleatório, a definição clássica de Probabilidade e a Probabilidade da união de dois ou mais eventos. O percurso metodológico 2, era referente a Probabilidade de Eventos Independentes e Probabilidade Condicional. Esses percursos metodológicos foram desenvolvidos pautados na Estratégia de Ensino-Aprendizagem TBL, em uma turma de 43 alunos da 2a série do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Belo Horizonte. Os dados coletados durante as aplicações foram registrados e analisados por meio de uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, sendo analisadas as respostas discursivas dos alunos, de forma que essas pudessem nos trazer informações importantes acerca dos seus aprendizados em relação ao conteúdo de Probabilidade. Essas respostas mostraram, por exemplo, que eles compreenderam a definição clássica de Probabilidade, mas também evidenciaram que apresentam lacunas relacionadas a conteúdos do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio. Cabe aqui ressaltar que estávamos voltando de um período de pandemia, o que pode ter agravado essa percepção de possíveis lacunas e nos conhecimentos relacionados a conteúdos de anos anteriores. Com o desenvolvimento da sequência, participação e respostas dos alunos, percebemos que o professor, como mediador/tutor, tem um papel importante na construção do conhecimento matemático do aluno, e deve sempre acompanhar o sinal dos tempos, propondo estratégias de ensino-aprendizagem de forma a promover a construção do conhecimento matemático dos alunos, colocando-os como protagonistas desse processo, tornando a Matemática interessante e significativa para eles.
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Several are the difficulties reported by teachers and students throughout the teaching-and- learning process in mathematics, particularly in what regards the content of Probability. The present dissertation has as its objective to analyze how a didactic sequence, developed through the use of Team-based learning (TBL) strategy may contribute to enhance not only teaching, but also student learning outcomes. The sequence in question, had initially been planned to be developed in remote (online) environment due to the COVID-19 pandemic. Nevertheless, in August 2021, students were allowed to partially return to school in smaller groups. Each of these groups would attend school, in person, every two weeks. After that, the nearly total return of students finally took place in September 2021. Hence, it was decided to adapt and change our initial planning and apply both the questionnaires and the didactic sequence in presential manner. In order to develop the project and the didactic sequence, an initial diagnostic questionnaire was applied, two different methodological paths were built and developed and students were subjected to a final questionnaire. The methodological path 1, involved the concepts of Sample Space, Event and Randomized Experimentation, the classic definition of Probability and the Probability of the union of two or more events. The methodological path 2, referred to the Probability of Independent Events and Conditional Probability. Both methodological paths were developed, based on TBL Teaching-and-Learning Strategy, in a class of 43 students of the 11th grade of high school, from a private school in Belo Horizonte. The data collected along the applications was registered and analyzed through a qualitative approach of interpretative base, being open-ended answers of students analyzed in a way that these would reveal relevant information regarding the students’ learning in what regards the content of Probability. These answers showed, for instance, that students apprehended the classic definition of Probability, but they also highlighted that the same students presented gaps related to contents from junior high school and from the 10th grade. It is important to emphasize that we were returning from an extended period of pandemic, what might have worsened this perception of possible learning gaps and in knowledge regarding the content of previous years. With the development of the didactic sequence, the participation and the answers from students,it was possible to notice that the teacher, as a mediator/tutor, has an important role in the construction of the students’ mathematical knowledge and that the teacher should always follow the signs of time, proposing different teaching-learning strategies in order foster the construction of learners’ mathematical knowledge, placing them as protagonists in the process, making mathematics interesting and meaningful for them.
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VILMAR PEREIRA DE JESUS
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Apostila sobre a Matemática na Construção Civil com o uso do Sweet Home 3D
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Orientador : LUIS ALBERTO D AFONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIS ALBERTO D AFONSECA
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CARLOS MAGNO MARTINS COSME
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LUIZ ANTÔNIO RIBEIRO DE SANTANA
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Data: 27/05/2022
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Em nosso dia a dia, em qualquer lugar que olhamos, sempre encontramos aplicações da Matemática. Porém, nem sempre isso é facilmente percebido por todos. Esse trabalho produziu uma apostila que pretende explicitar algumas aplicações apresentando métodos e técnicas matemáticas empregadas nos cálculos de materiais utilizados na Construção Civil. Essa proposta oferece soluções diretas para problemas que muitos indivíduos vão encontrar em sua vida, seja trabalhando na construção civil ou planejando uma reforma ou construção. Nessa abordagem apresentamos os conceitos de proporção, perímetro, área e volume no nível correspondente ao ensino médio. Propomos também o uso de tecnologias digitais como motivadores do ensino de Matemática e para isso utilizamos o programa gratuito Sweet Home 3D, que pode ser usado para modelar uma construção. Acreditamos que apresentar exemplos concretos e específicos da aplicação da Matemática seja um motivador que contribui para a aprendizagem do estudante.
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In our daily lives, wherever we look, we find applications of Mathematics. However, this is not always easily noticed by everyone. This work produced a booklet intended to show the application of Mathematical methods and techniques to calculation of materials in Civil Construction. We offer straightforward solutions to problems that individuals may encounter in their lives, whether working in construction or planning a renovation or construction. In this approach, we present the concepts of proportion, perimeter, area and volume at high school level. We also propose digital technologies as teaching motivators for Mathematics, therefore we use the free program Sweet Home 3D, which can be used to model a building. We believe that presenting concrete and specific examples of the application of Mathematics is a motivator that contributes to student learning.
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DANIEL CÉSAR DE OLIVEIRA
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Uma sequência didática sobre Cadeias de Markov
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Orientador : CAMILA FERREIRA DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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CAMILA FERREIRA DE SOUZA
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EDEN SANTANA CAMPOS AMORIM
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DANIEL UNGARETTI BORGES
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Data: 31/05/2022
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Este trabalho tem seus estudos baseados nas Cadeias de Markov e Equações de Chapman-Kolmogorov. Para a compreensão do texto temos uma importante revisão de Matriz e Probabilidade nos Apêndices A e B. Estes temas costumam ser abordados na educação básica, normalmente, normalmente no segundo ano do Ensino Médio. Com esses temas revisados, temos o passaporte para entrar nos conceitos básicos de Cadeias de Markov e suas diferentes aplicações. As Cadeias de Markov possuem inúmeras aplicações em economia, genética, matemática e a principal característica delas é que a determinação da probabilidade futura não depende dos eventos passados, apenas do evento presente. O objetivo desse trabalho é trazer para os alunos do segundo ano do Ensino Médio os conceitos básicos de Cadeias de Markov utilizando uma abordagem de Matrizes e Probabilidade já estudada por eles, apresentando aos alunos exemplos interessantes, instigando sua curiosidade, buscando motivá-los durante a aprendizagem e demonstrando como a matemática é útil, necessária e possui uma imensidão de aplicabilidades no mundo a nossa volta. Por fim, com a sugestão de sequência didática, queremos que professores e alunos tenham uma experiência rica e um aprendizado significativo dos conceitos básicos de Cadeias de Markov e Equações de Chapman- Kolmogorov a partir de Matrizes e Probabilidade. A sequência didática possui cinco etapas consecutivas com grau de complexidade crescente, buscando proporcionar aos alunos um aprendizado específico e que eles, por meio de suas habilidades, atinjam novos níveis de aprendizagem.
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This work is based on the studies of Markov Chains and Chapman-Kolmogorov Equations. To understand the text in Annexes A and B, there is a relevant review about Matrix and Probability, topics covered in the basic education level, usually in the second year of high school. After the review of those topics, it is possible to approach basic concepts of Markov Chains and their different applications. Markov Chains have numerous applications in economics, genetics, mathematical problems, and their main characteristic is that the determination of future probability does not depend on past probabilities, but it only depends on present probability. The objective of this work is to introduce the basic concepts of Markov Chains to second year high school students using an approach of Matrices and Probability that they are already familiar with, presenting them with interesting examples, instigating their curiosity, seeking to motivate them during the learning process and demonstrating how mathematics is useful, necessary and can be applied in several ways in the world around us. Finally, with the suggestion of a didactic sequence, we want teachers and students to have a rich experience and a significant learning of the basic concepts of Markov Chains and Chapman-Kolmogorov Equations after Matrices and Probability. The didactic sequence has five consecutive stages with an increasing degree of complexity, seeking to provide students with a specific, defined learning process and that they, through their abilities, reach new levels of learning.
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ANTONINE BICALHO GARCIA
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FUNÇÕES REAIS: UM MERGULHO NOS PROBLEMAS DO DIA A DIA
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Orientador : JEANNE CARMO AMARAL
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MEMBROS DA BANCA :
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JEANNE CARMO AMARAL
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ERICA MARLUCIA LEITE PAGANI
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ELISA FONSECA SENA E SILVA
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DANIELLE FRANCO NICOLAU
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Data: 31/05/2022
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O estudo das funções na Educação Básica representa um importante momento de evolução do pensamento matemático e do desenvolvimento da modelagem de problemas que envolvem o conteúdo de funções. Com o objetivo de amparar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções, bem como de trazer aplicações práticas que solidifiquem o conhecimento e aproximem conceitos matemáticos e situações cotidianas, este trabalho contém uma apostila para estudos autônomos e videoaulas norteadoras para melhor desenvolvimento da aprendizagem. Espera-se que, com o apoio dos professores e dos livros didáticos, o aluno seja capaz de compreender fenômenos e interpretá-los. Para o desenvolvimento deste trabalho, fizemos um levantamento nas dissertações produzidas no âmbito do PROFMAT que tratam do ensino de funções e destina-se a turmas de 9º ano do Fundamental II, 1o ao 3o ano do Ensino Médio e nos apoiamos em estratégias de ensino e aprendizagem tais como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas (PBL). A aplicação deve ocorrer em sala de aula, no modelo presencial, para que seja possível a recuperação de conteúdos importantes no desenvolvimento do ensino de matemática, sobretudo considerando as defasagens percebidas no período pós-pandemia da COVID-19.
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The study of functions in Basic Education represents an important moment in the evolution of mathematical thinking and the development of modeling problems involving the content of functions. In order to support teachers and students in the teaching and learning process of the content of functions, as well as to bring practical applications that solidify knowledge and bring together mathematical concepts and everyday situations, this work contains a booklet for autonomous studies and video lessons for better guidance. learning development. It is expected that, with the support of teachers and textbooks, the student will be able to understand phenomena and model them. For the development of this work, we surveyed the dissertations produced within the scope of PROFMAT that deal with the teaching of functions and are intended for classes from 9th grade of Fundamental II, 1st to 3rd grade of High School and we rely on teaching strategies and learning such as flipped classroom and problem-based learning (PBL). The application must take place in the classroom, in the face-to-face model, so that it is possible to recover important content in the development of mathematics teaching, especially considering the gaps perceived in the post-COVID-19 pandemic period.
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