CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO FUNDAMENTADO EM MODELOS ANALÓGICOS
Modelos Analógicos. Modelos. Analogias. Vícios de refração do olho humano. Ensino de Ciências.
Este estudo teve como propósito analisar de que forma os processos de ensino e de aprendizagem mediados por modelos analógicos fundamentados em analogias favorecem a construção de conhecimentos por estudantes do Ensino Médio, em particular, no conteúdo de Óptica Geométrica da Física. E se insere na linha IV – Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e com procedimento metodológico de pesquisa-ação. Sustentou-se teoricamente na Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel e a Formação do Espírito Científico proposto por Bachelard, mais especificamente nos obstáculos epistemológicos encontrados pelos estudantes no processo de aprendizagem em Ciências. Os colaboradores com a pesquisa foram 14 estudantes do Ensino Médio. A atividade foi desenvolvida por meio de uma sequência didática com foco na construção de modelos analógicos para representar os vícios de refração do olho humano (ametropias). Para obtenção dos dados foram aplicados dois questionários um pré e outro pós-atividade além das observações e registros realizados pelo pesquisador. Os resultados sinalizam que a atividade proporcionou um melhor entendimento dos conceitos dos vícios refrativos da visão humana, ou seja, os modelos analógicos construídos pelos estudantes contribuíram para a apropriação de conhecimento pelos estudantes.