Grupos de Pesquisa

Nesta página você pode acessar e conhecer os 8 grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG:

 

  • AMTEC - Analogias e Metáforas na Tecnologica, na Educação e na Ciência / GEMATEC - Grupo de Estudos em Modelos, Metáforas e Analogias na Tecnologia, na Educação e na Ciência. Pesquisa o uso de analogias, metáforas e modelos nos processos de ensino e de aprendizagem, de inovação tecnológica, da história da ciência e da tecnologia, de divulgação e socialização da ciência em ambientes formais e não formais da Educação. O grupo é constituído por dois docentes permanentes do PPGET - Dr. Alexandre Ferry e Dr. Ivo Ramos, além de outros professores do CEFET-MG, alunos e egressos do PPGET.

 
  • AVACEFET - Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Investiga a educação e o uso das tecnologias da informação e da comunicação na perspectiva dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).

 
  • DPRODEPT - Desenvolvimento Profissional Docente: entre o saber e o fazer na Educação Profissional e Tecnológica. desenvolve e investiga temas relacionados à formação de docentes da educação básica e do ensino superior, nos âmbitos das instituições privadas e públicas.

 
  • FORQUAP - Formação e Qualificação Profissional. Investiga a formação e qualificação profissional na relação Trabalho-Educação nas áreas da Sociologia do Trabalho, Filosofia, Psicologia e Educação, dentre outras.

 
  • GEPHHEP - Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Profissional. Trata-se de um grupo criado por dois professores do PPGET, no ano de 2019 – Dr José Geraldo pedrosa e Irlen Antônio Gonçalves. Compõe o grupo professores do COLTEC, IFMG, CEFET, alunos do mestrado e da graduação. O Grupo se propõe a estudar e pesquisar a educação profissional como objeto histórico. O seu campo de inserção é a História da Educação; e a História da Educação Profissional um subcampo daquela. Embora seja o seu campo de atuação bem delimitado, o grupo define-se como multidisciplinar, uma vez que manterá interface com a filosofia, a sociologia, a história e a pedagogia. Como grupo de estudos, reunir-se-á com periodicidade regular para discutir temáticas relacionadas a educação profissional e aprofundar questões teórico-metodológicas de interesses comuns aos membros que o constituem. Como grupo de pesquisas, interessa-se pela produção do conhecimento histórico que relaciona a educação profissional ao americanismo, aos intelectuais, ao discurso político, às instituições educativas ou escolares, à imprensa periódica, à profissão docente, dentre outras temáticas possíveis. O grupo é certificado pela Instituição e está cadastrado no Diretoria de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 
  • NEABNúcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros. Desenvolve pesquisas e atividades de extensão, gestão e ensino sobre as relações étnico-raciais, na perspectiva de gênero e classe social

 
  • PETMETPesquisa em Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico. Estuda os processos formativos na área da Educação Tecnológica, nos âmbitos das instituições educacionais e empresariais. Focaliza questões da área, no contexto socioeconômico e político-cultural, destacando: processos históricos e culturais, relação entre mudanças societárias, trabalho e educação.

 
  • PROGESTPrograma de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia. mantém três atividades relacionadas: (i) desenvolvimento de pesquisa sobre a inserção social e mobilidade profissional, a construção da identidade profissional, a formação profissional, a qualificação e as competências dos trabalhadores; (ii) manutenção do projeto de extensão denominado Formação de Trabalhadores: capacitação em gestão e processos construtivos; e (iii) coordenação, desde 2006, do SITRE.

 
  • NAAAB - NARRATIVAS E APROPRIAÇÕES DO ANGLO-AMERICANISMO NO BRASIL. O NAAAB é um grupo de estudos e pesquisas cujo foco é a circulação de ideias anglo-americanas no âmbito da educação profissional no Brasil. O grupo possui três linhas de estudos e pesquisas: 1) Estudos americanos: compreende o estudo de autores de diferentes épocas, nacionalidades e áreas do conhecimento que elaboraram narrativas ou interpretações teóricas sobre as singularidades dos Estados Unidos da América. 2) O americanismo como horizonte de expectativa: intelectuais, ideias e projetos. Pesquisa intelectuais que, ao longo dos séculos XIX e XX, viajaram ou residiram temporariamente nos Estados Unidos da América com a finalidade de apropriação de ideias, projetos e práticas de modo a fazê-las circular no Brasil. 3) Estudos sobre a americanização e o capitalismo da globalização, cujo foco é o tempo presente e as questões referentes à posição dos Estados Unidos da América nas relações internacionais e nas configurações políticas, econômicas, sociais e culturais.

 

  • GEDS-EPT: Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica. Este grupo de estudos, vinculado ao Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e  ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), a partir do escopo teórico discursivo, na interface dos estudos arquegenealógicos de Foucault e outros autores (pós-)críticos, tem como proposta levantar, discutir e analisar  questões relativas à emergência de subjetividades e identidades, às relações de poder e de saber, à ética e à estética da existência nos discursos que atravessam a educação brasileira, especificamente, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), discursos esses, advindos de diversas fontes, como o governo e a mídia, e pelos quais a EPT é constantemente (re)constituída. Pretende-se problematizar, no discurso da/sobre a educação e em práticas educativas diversificadas, as emergências de (formas-) sujeitos e suas identidades como efeitos de sentido dos macrodiscursos da contemporaneidade, em um mundo globalizado e (pós-) pandêmico, ou seja, como as tramas macrodiscursivas afetam os microdiscursos das práticas educativas na EPT. Dentre os macrodiscursos, destacamos o neoliberalismo, as novas tecnologias e a inclusão social.

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