Banca de DEFESA: ESTER GOMES BERNABÉ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESTER GOMES BERNABÉ
DATA : 16/12/2021
HORA: 13:30
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

LUTA DE MULHERES! RELAÇÕES SOCIAIS DE SEXO E DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO JIU-JÍTSU 


PALAVRAS-CHAVES:

Divisão Sexual do Trabalho. Esporte. Relações Sociais de Sexo/Gênero. Instrutoras de Jiu-jítsu


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A presente pesquisa é proposta na Linha II: Processos Formativos em Educação Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), cujos estudos focalizam temas relacionados ao trabalho-educação no contexto socioeconômico e político-cultural, destacando os processos históricos e culturais, as relações entre as mudanças societárias, a diversidade, a educação profissional formal e não formal e o mundo do trabalho. Considera-se aqui o conceito amplo de Educação Tecnológica, apresentado por Manacorda (1966, 2007) e Oliveira (2000) como sinônimo de politecnia. O Esporte é então apresentado como um instrumento pedagógico em si, com caráter formador e educativo que contribui, para além do ensino da técnica e dos aspectos motores, como uma forma de educar o sujeito social na e pela atividade física (BENTO, GARCIA E GRAÇA 1999). Por sua vez, as/os instrutoras/es esportivas/os são consideradas/os como uma classe profissional de educadores dessa área. A partir da assertiva de Hirata (2002) de que as pesquisas não podem ser gender-blinded (blindadas ao gênero), mulheres instrutoras de jiu-jítsu foram escolhidas como sujeitos desta investigação. Objetivou-se por meio da análise crítica da divisão do trabalho entre homens e mulheres no ensino desse esporte marcadamente masculino, compreender as diversas formas e influências das relações sociais de sexo/gênero neste campo e no trabalho de mulheres instrutoras deste esporte, a partir de uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa utilizando-se de revisão da bibliografia e instrumentos de levantamento de dados empíricos garimpados em entrevistas em profundidade com instrutoras de jiu-jítsu, que atuam academias esportivas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. As bases teórico-conceituais para a análise destes dados são fundamentadas nas teorias da Divisão sexual do trabalho e das Relações sociais de sexo/gênero, oriundas da Sociologia do trabalho francesa de base marxista (KÉRGOAT, 1994; HIRATA, 2002, entre outros). Por meio das metodologias relatadas busca-se responder a seguinte questão: Como se dá a divisão sexual do trabalho entre os/as instrutores/as de jiu-jítsu, um esporte marcadamente "masculino"? Os resultados deste estudo apontam que as assimetrias nas relações sociais de sexo/gênero, principalmente no esporte estudado, criam um ambiente hostil para as mulheres. Fatores como a associação da prática da modalidade com características como força, violência e masculinidade, a perspectiva que esportes de combate “masculiniza” a mulher, dentre outros fatores, contrapõem o estereótipo vigente de feminilidade, compondo um cenário em que a mulher é vista como fora de lugar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RAQUEL QUIRINO
Externa à Instituição - GABRIELA CONCEIÇÃO DE SOUZA - IFRJ
Externo à Instituição - JOSE ANGELO GARIGLIO - UFMG

Notícia cadastrada em: 18/11/2021 19:20
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