A Decisão de Permanecer ou Evadir de Docentes no Instituto Federal de Minas Gerais: um estudo baseado na Teoria de Redes Sociais
modelos econométricos; redes sociais; decisão individual no mercado de trabalho
Nas últimas décadas, as políticas públicas voltadas para a educação técnica, superior e pós-graduação promoveram uma extensa expansão da rede federal de ensino, o que implicou na ampliação das unidades, de orçamento e contratação significativa de servidores. No caso da rede federal de educação técnica e tecnológica tal processo de expansão surge acompanhado por um conjunto de novas perspectivas e demandas para os docentes que deverão atuar para preencher lacunas específicas da política de educação em nível nacional, como verticalização do ensino, foco na formação para o mercado de trabalho local e atividade acadêmica aplicada. Estes docentes enfrentariam demandas não alinhadas com a realidade de seus espaços de formação, sendo que os desalinhamentos entre instituições e os docentes seriam fonte de ampliação da intenção de rotatividade docente. Assim, a decisão de sair de uma instituição de ensino seria determinada por características individuais associadas às preferências de escolha pelo trabalho e ainda seriam influenciadas pelo espaço de imersão social em que o indivíduo está inserido, o que inclui as características da unidade de ensino, da comunidade acadêmica, relações entre os membros desta comunidade e dos objetivos almejados por esta instituição. Esta rede de relações sociais que influência a decisão individual, identificada neste trabalho como imersão social (Social Embededness), indicam que fatos sociais não econômicos que conectam os indivíduos podem influenciar decisões econômicas e técnicas. Com isto, o presente trabalho visa explorar os determinantes da escolha pela rotatividade de docentes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) com foco nas redes de coautoria de trabalhos científicos como proxi das redes profissionais destes docentes, o que busca incorporar o aspecto da imersão social que influencia esta decisão de saída. Para tal fim, será realizada uma estruturação e análise da rede de coautorias de trabalhos acadêmicos com base em indicadores de redes sociais, em busca de identificar distinções entre as redes dos grupos de docentes que permaneceram e docentes que evadiram a instituição. Adicionalmente, será realizada uma análise econométrica por meio de um logit binomial em uma estrutura de dados em painel com o objetivo de verificar se os indicadores de posição do indivíduo na rede auxiliam na explicação da escolha pela permanência ou saída da instituição.