INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO.
Tecnologias DigitMédais de Informação e de Comunicação. Trabalho com a leitura literária. Educação Profissional Técnica de Nível io. Formação de Professores. Webinário.
Na nossa trajetória como professora de Língua Portuguesa interessada na formação do leitor crítico de textos literários e na ampliação do acesso à leitura literária, percebemos que o diálogo com as mídias e o emprego dos recursos digitais, além de ser um desejo dos discursos oficiais, também é, de fato, uma forma de aproximar o jovem do universo da literatura. Apesar disso, temos confirmado, na linha do que declaram inúmeros autores, no trabalho com a leitura literatura a que temos acesso pela interlocução com outros colegas de profissão em diversos contextos, a permanência de certas culturas escolares desfavoráveis à aproximação entre o trato com o texto literário nos anos finais do ensino médio brasileiro e a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Dessa percepção surgiu, portanto, o nosso interesse de desenvolver uma investigação que recorrerá a uma pesquisa de campo com o objetivo central de identificar qual é o lugar atribuído às TDIC por professores de Língua Portuguesa durante o trabalho com a leitura literária realizado em cursos da modalidade integrada da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) para, a partir desses dados, implementar um webinário sobre uso das TDIC na formação do leitor de literatura nesse contexto.