A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O MODELO DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Educação Profissional e Tecnológica. Educação a distância. Formação por Competências. Modelo Pedagógico para a EaD.
A Educação Profissional e Tecnológica está inserida em um contexto em que a legislação brasileira determina que os cursos sejam estruturados por perfis profissionais de conclusão segundo uma abordagem por formação de competências requeridas pelo mundo do trabalho. No cenário atual em que a Educação a Distância (EaD) tem ganhado cada vez mais expressividade e que se tem experienciado mudanças cada vez mais rápidas nas relações e métodos de trabalho, impactadas principalmente pelo uso da tecnologia, esta pesquisa pretendeu avaliar se o modelo pedagógico adotado na EaD tem possibilitado a formação de competências, em um curso Técnico de Nível Médio. Para o alcance deste objetivo a pesquisa foi realizada ao longo do segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021, elegendo-se uma instituição de Ensino Profissionalizante de Belo Horizonte e um de seus cursos semipresenciais para o estudo de caso. A pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, utilizou entrevistas com docentes e a observação não participante das aulas promovidas a distância como técnicas de coleta de dados. Através da descrição e do uso da Análise de Conteúdo Categorial foi possível construir inferências sobre os elementos utilizados como referência teórica para o modelo pedagógico do curso estudado. Como principal resultado verificou-se que o modelo foi afetado em relação às estratégias de aplicação e de avaliação das competências, devido ao cenário de restrição das atividades presenciais pela Pandemia de Covid-19. Considerou-se a recomendação de que toda a equipe responsável pelo curso estude uma restruturação do modelo atual, mesmo que seja com o objetivo de adotar um modelo temporário para o período de pandemia, garantindo a formação por competências conforme os pressupostos epistemológicos, pedagógicos e metodológicos adotados pela instituição.