Auxílio Financeiro a Discentes Regulares | Participação em eventos

Auxílio para Participação em Eventos Científicos

 

O PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação) é um programa da CAPES que se destina ao custeio de atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito de programas de pós-graduação. As atividades a serem custeadas são definidas no Regulamento do Programa de Apoio à Pós-Graduação – PROAP – Portaria CAPES 156, de 28 de novembro de 2014. As atividades custeadas devem se relacionar aos estudos e à produção de dissertações e teses, bem como à manutenção e desenvolvimento dos programas de Pós-Graduação stricto sensu avaliados pela CAPES.


Cada programa de pós-graduação stricto sensu do CEFET-MG recebe, anualmente, um valor definido pela CAPES, por meio de uma fórmula específica, que leva em conta fatores como: número de bolsistas por programa; área de conhecimento e valor custeio/aluno em função da avaliação do curso e recursos orçamentários.
 
Dentre os itens financiáveis pelo programa encontram-se atividades como fomento à participação de alunos e professores em eventos técnico-científicos nacionais e no exterior, desde que possuam relação estreita com as atividades desenvolvidas no âmbito do curso de Pós-Graduação e que atendam aos critérios estabelecidos pelo regulamento do Programa. Além disso, também são financiáveis as atividades de intercâmbio e parcerias entre PPGs e instituições parceiras, a participação em cursos ou disciplinas em outro PPG, a produção, revisão, tradução, editoração, confecção e publicação de conteúdos científico-acadêmicos.
 
Para a submissão de solicitações referentes ao Programa, o discente deverá providenciar documentação e preenchimento de formulários específicos e encaminhá-los à secretaria da coordenação do PPGET. Para informações acerca dos demais itens financiáveis pelo Programa, consultar a Portaria CAPES Nº 156/2014, que rege o Programa.

Os formulários para solicitações de apoio a DISCENTES pelo PROAP estão disponíveis na página eletrônica da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (www.dppg.cefetmg.br) na aba FOMENTO / FOMENTO A DISCENTES / Programa de Auxílio Financeiro a Discentes da Pós-graduação. Além desses formulários preenchidos, o discente deverá encaminhar para a secretaria do PPGET (et.cefetmg@gmail.com), se for o caso, os seguintes documentos:

  • Carta de aceite do trabalho a ser apresentado no evento
  • Cópia do programa ou cronograma oficial do evento com as datas de sua realização
  • Cópia do trabalho/Resumo aceito para apresentação com a menção de crédito/filiação ao CEFET-MG
  • Comprovante do valor da inscrição por meio de impressos promocionais ou do sítio eletrônico oficial do evento
  • Comprovação da necessidade de utilização de material de comunicação visual (banner, pôster, etc.), se for o caso
  • Orçamentos de passagens aéreas/rodoviárias (no mínimo, três orçamentos)
  • Justificativa para a escolha das passagens aéreas/rodoviárias, caso o beneficiário opte pela aquisição daquelas que não apresentem o menor preço.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8