INFRAESTRUTURA FÍSICA E A RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS CONTAGEM DO CEFET-MG
Egressos; Educação propfissional e tecnológica; Aprendizagem; Ambiente físico.
Esta pesquisa apresenta a problemática em torno da relçao entre o ambiente físico e a apresendizagem dos alunos da educação profissional e tecnológica. Parte-se do pressuposto que há uma significância entre a infraestrutura física e a vida acadêmica de alunos. Diante disso, surgiram os seguintes questionamentos, que formam o conjunto das questões dessa pesquisa: Existe uma infraestrutura física que proporcione a escola oferecer aos seus alunos uma aprendizagem de qualidade? A educação profissional demanda uma infraestrutura física especializada apenas para a formação técnica? Ou teria também, a formação geral, necessidade dessa demanda? É possível mensurar os aspetos positivos que a infraestrutura exerce na aprendizagem dos alunos? Após a mudança de endereço, houve alteração nos percentuais de aprovação e permanência dos alunos nos cursos técnicos? Foi possível registrar uma participação ativa e colaborativa dos alunos nas aulas? O corpus dessa pesquisa se restringiu aos alunos egressos do CEFET-MG que estudaram tanto no campus antigo quanto no novo campus de Contagem e seus respectivos professores. Assim, busca-se analisar os discentes ingressantes dos processos seletivos do ano de 2017 dos cursos de Informática, Eletroeletrônica e Controle Ambiental, pois esse público vivenciou e usufruiu tanto da estrutura improvisada e precária do campus antigo como do novo prédio e de toda infraestrutura física proporcionada pelo novo campus. O Objetivo geral foi buscar compreender se e como houve interferência no processo de aprendizagem dos alunos campus Contagem em consequência da mudança para nova infraestrutura física que foi planejada e projetada para atender as demandas dos cursos oferecidos por essa instituição. Dessa maneira, procura-se examinar se e de que forma (positiva ou negativa) essa recolocação impactou na vida acadêmica desses alunos. A compreensão dessa realizada investigada pode favorecer uma reflexão dos profissionais e autoridades do CEFET-MG, e de outras instituições de ensino, sobre possíveis alternativas para a organização do seu sistema educacional auxiliando em possíveis reformas e, ainda, proporcionar uma avaliação da qualidade e produtividade do serviço oferecido pelo CEFET-MG à comunidade acadêmica no que diz respeito a sua infraestrutura física. Os resultados indicaram que o ambiente físico pode sim, interferir no processo de aprendizagem dos alunos.