Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO HENRIQUE PIRES E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIO HENRIQUE PIRES E SILVA
DATA : 23/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório prédio 12
TÍTULO:

Desempenho térmico de placas de cimento álcali-ativado fabricadas a partir de resíduos de porcelanato em comparação com placas de cimento Portland.


PALAVRAS-CHAVES:

placa de cimento álcali-ativado, placa cimentícia, influência das propriedades termofísicas, conforto térmico dos ocupantes, zona climática.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

As trocas térmicas entre o ambiente externo e interno às edificações podem ser significativamente influenciadas pelo tipo de sistema de vedação vertical externo (SVVE) empregado, especialmente nos casos em que o peso da cobertura não se mostra relevante. Assim, a melhoria das propriedades térmicas dos seus componentes, bem como a produção de materiais alternativos, constitui fator intrínseco a categoria de desempenho térmico alcançado por uma edificação. Neste contexto, a partir do pressuposto que o uso de cimentos álcali-ativados pode propiciar a otimização das propriedades termofísicas do concreto, esta pesquisa, objetiva analisar e comparar o desempenho térmico de placas de cimento álcali-ativado (PCAA) produzidas a partir de resíduos de porcelanato com aquelas de cimento Portland (PCP). Para caracterização destas placas serão realizados ensaios de condutividade térmica, capacidade de calor específico, absortância solar e densidade de massa aparente por meio de medições em amostras. Os resultados obtidos serão utilizados para simular por meio do software Energy Plus, as condições de conforto térmico propiciadas pelos painéis de vedação vertical aos ocupantes de uma edificação habitacional, em Light Steel Framing, ventilada naturalmente, exposta a quatro condições climáticas diferentes. Por fim, os resultados serão submetidos a testes estatísticos, a fim de se verificar qual placa propicia um maior número de horas em conforto térmico aos seus ocupantes conforme a ASHRAE Standard 55/2017. Complementarmente, será investigada qual propriedade termofísica apresenta maior influência nos resultados, bem como a influência do clima sobre os resultados obtidos. Espera-se que ao final, a presente pesquisa comprove, no que se diz aos quesitos conforto e desempenho térmico, a viabilidade do emprego das PCAAs como substitutas às PCPs convencionas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CAROLINA DE OLIVEIRA VELOSO
Interno - CONRADO DE SOUZA RODRIGUES
Presidente - PAULO HENRIQUE RIBEIRO BORGES
Interna - RAQUEL DINIZ OLIVEIRA
Externo à Instituição - SIDNEI ANTÔNIO PIANARO
Notícia cadastrada em: 27/09/2019 16:25
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10