Banca de DEFESA: PATRICIA RODRIGUES BALBIO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA RODRIGUES BALBIO DE LIMA
DATA : 07/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/conrado-de-souza-rodrigues
TÍTULO:

Aplicação do BIM no processo do projeto de desconstrução para elaboração da arquitetura flexível.

 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Redução dos resíduos de demolição, Projeto de desconstrução (DfD), Economia Circular, Arquitetura Flexível, Artefato, BIM.

 
 
 

PÁGINAS: 145
RESUMO:

A construção civil por um lado contribui para o crescimento econômico e social do país, mas por outro é também geradora de impactos ambientais com grande consumo de recursos naturais e geração de resíduos. Especificamente os resíduos de demolição representam uma grande parte da massa de resíduos sólidos em áreas urbanas. Uma vez que as principais diretrizes da edificação, relacionadas ao desempenho, funcionalidade e sustentabilidade, são estabelecidas durante a fase de projeto, o objetivo deste trabalho é investigar como o projeto da desconstrução pode ser elaborado de maneira a contribuir para a extensão da vida útil da edificação e de seus componentes construtivos, contribuindo para a redução dos resíduos de demolição e promovendo um melhor aproveitamento dos recursos construtivos. Além disso, busca-se compreender de que forma as tecnologias BIM podem ser utilizadas nesse processo. Essa pesquisa parte inicialmente da análise de conceitos que podem ser adotados na elaboração do projeto arquitetônico e construção de edifícios que permitam a extensão da vida útil das edificações e reaproveitamento de recursos, particularmente o Open Buildings e a Economia Circular. Passa-se então ao projeto de desconstrução (DfD), que inserido nos conceitos anteriores, permite uma estruturação do projeto para remodelação da edificação visando a desmontagem para reaproveitamento parcial ou total dos elementos construtivos. Além da revisão da literatura para analisar o estado da arte e consolidar conceitos, também foi desenvolvido um artefato por meio da metodologia Design Science Research (DSR), elaborando constructos, método, modelo e instanciação. O objetivo final é implementar o DfD dentro da tecnologia BIM. Como resultados esse estudo contribui com o avanço das pesquisas sobre desconstrução por meio da elaboração do projeto que favoreça a flexibilidade espacial e a circularidade de seus componentes construtivos visando menor impacto ambiental.

 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - CONRADO DE SOUZA RODRIGUES
Interna - RAQUEL DINIZ OLIVEIRA
Externa à Instituição - RENATA MARIA ABRANTES BARACHO PORTO - UFMG
Externa à Instituição - ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - PUC - RJ
Externa à Instituição - RACHEL PEREZ PALHA - UFPE
Notícia cadastrada em: 08/04/2024 15:34
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5