Banca de DEFESA: Marcela Palhares Miranda

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcela Palhares Miranda
DATA : 06/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
TÍTULO:

AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DO CORPO DE PROVA NO ENSAIO DE ARRANCAMENTO (PULL-OUT TEST)


PALAVRAS-CHAVES:

Aderência, ensaio de arrancamento, barras finas de aço, geometria dos corpos de prova.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

A aderência entre aço-concreto é a propriedade que garante viabilidade das estruturas de concreto armado, impedindo que as barras de aço deslizem no interior do concreto. A avaliação da aderência é realizada por meio de ensaios mecânicos, sendo o Ensaio de arrancamento o mais utilizado em estudos sobre a aderência. A geometria do corpo de prova (CP) do ensaio de arrancamento é um parâmetro em destaque na literatura, já que estudos indicam melhorias na distribuição de tensões no interior do corpo de prova com geometria cilíndrica. No que diz respeito ao diâmetro das barras, poucos estudos avaliam o fenômeno considerando apenas as barras finas de aço, que apresentam destaque na construção civil. Dessa forma, este trabalho avaliou a aderência entre barras finas de aço CA-50 (6.3, 8 e 10 mm) e concreto C30. Foi adotado o ensaio de arrancamento, utilizando corpos de prova cúbicos e cilíndricos com comprimentos de ancoragem das barras iguais a 10ϕ.

As tensões de aderência obtidas foram superiores para a geometria cilíndrica, apresentaram baixa variabilidade. Além disso, o teste estatístico comprovou a influência da geometria do molde sobre os resultados do ensaio de arrancamento. Porém, as barras de aço com diâmetro de 6,3 mm apresentaram comportamento distinto aos demais diâmetros. O cálculo do parâmetro do coeficiente de conformação superficial, a partir de dados de ensaio, apontou um ganho de desempenho de aderência para as barras estudadas, já que o valor obtido foi superior ao prescrito pela norma ABNT NBR 7480 (2007).

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CLAUDIO JOSE MARTINS
Presidente - ELIENE PIRES CARVALHO
Externo à Instituição - JOSÉ MÁRCIO FONSECA CALIXTO - UFMG
Interno - NILTON DA SILVA MAIA
Notícia cadastrada em: 29/01/2018 11:06
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10