Carta Aberta à comunidade do CEFET-MG

Prezados servidores e alunos

Senhores pais ou responsáveis por nossos alunos,

  

Passamos por um momento de grande dificuldade e de desafios sem precedentes impostos pela pandemia de Covid-19. Essa situação resultou na adoção de medidas emergenciais imprevistas e em grande escala pela maior parte das nações, que afetaram e alteraram os mais diferentes aspectos da nossa vida diária. No campo educacional, milhões de alunos em todo o mundo estão sem aulas e, no Brasil, as aulas presenciais estão suspensas em todo o país. Diante desse quadro, o CEFET-MG fez opção pela reposição das aulas de forma presencial ao fim do período de emergência.

 

São complexas e variadas as questões que requerem consideração nesse momento, sobretudo em uma Instituição do porte do CEFET-MG, com campus em 9 cidades e milhares de alunos de diferentes regiões de Minas Gerais, em cursos que vão desde o nível técnico profissional até a pós-graduação. Dentre tais questões, destaca-se a situação de vulnerabilidade social de uma expressiva parcela de nossos alunos, que não dispõe de acesso regular à internet de qualidade, nem de recursos tecnológicos adequados. A isso se soma a necessidade de formação pedagógica dos professores para a utilização dos meios virtuais como mediação do processo ensino-aprendizagem, sem o qual corremos o risco de ofertar uma educação improvisada. Essas não são questões triviais: os limites e as diferenças de acesso dos estudantes às diversas tecnologias disponíveis impedem o cumprimento do preceito constitucional de igualdade de condições de acesso à educação. Sem dúvida, tentativas precipitadas de atenuar os efeitos da suspensão das aulas podem fragilizar, sobretudo, a educação pública, que atende a população menos favorecida, colaborando para o aumento da desigualdade de oportunidades educacionais.

 

Sabemos das dificuldades da reposição das aulas presenciais, com possibilidade de comprometimento do calendário do próximo ano. Mas é preciso considerar o papel fundamental que a interação presencial exerce para o pleno funcionamento de uma instituição de ensino. Mais do que contribuir para a garantia do direito ao ensino público, gratuito e de qualidade, como o que ofertamos, a interação entre todos os membros de nossa comunidade escolar é indispensável para assegurar que a própria função da Instituição seja cumprida.

 

O retorno à rotina de atividades presenciais ainda é incerto. Após o primeiro mês da suspensão do calendário acadêmico, o acompanhamento do desenvolvimento da pandemia no país não nos permite prever quando e como esse retorno será possível. Mas o CEFET-MG assume o compromisso de reorganizar o calendário escolar de maneira a garantir a realização das atividades escolares necessárias para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem estabelecidos nos projetos pedagógicos dos cursos, zelando pela excelência de seu processo educacional.

 

Sabemos das dificuldades de toda ordem enfrentadas, no momento, por nossos alunos e suas famílias, bem como por todos demais membros de nossa comunidade. A hora é de unirmos esforços e nos concentrarmos em ações que possam, de algum modo, reduzir os danos decorrentes do isolamento. Devemos trabalhar para minimizar os impactos, ainda incalculáveis, dos possíveis desdobramentos da pandemia, sem, contudo, abrir mão dos padrões de qualidade que marcam o ensino no CEFET-MG e que são fundamentais para diminuir as desigualdades educacionais que marcam o Brasil.

 

Em um esforço coletivo para que isso se viabilize, temos mantido e, na medida do possível, ampliado os auxílios prestados pela Assistência Estudantil. Além disso, apesar da suspensão de todas as atividades didáticas presenciais, o CEFET-MG tem promovido diversas ações para somar esforços ao enfrentamento da crise; por exemplo, financiando projetos de pesquisa e extensão em tópicos afeitos à pandemia e ao isolamento social e abrindo as portas à comunidade, dando suporte às pessoas para o preenchimento das solicitações do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal.

 

Por fim, a Direção Geral, juntamente com as diretorias especializadas, irá implementar ações didático-pedagógicas com o intuito de fomentar nos nossos alunos a manutenção de uma rotina de estudos e a continuidade da aquisição e construção de conhecimentos. Além dos já mencionados desafios de acesso à informação, ações dessa natureza precisam considerar a especificidade de cada campus, de cada nível de ensino e de cada curso. A amplitude da tarefa, contudo, não nos intimida. Antes, nos estimula a buscar por alternativas que realcem e reforcem a qualidade de nosso corpo docente e de nossos estudantes.

 

Certos de que juntos conseguiremos superar as dificuldades que se avolumam e construir os caminhos que nos levarão a dias melhores, desejamos a todos saúde e serenidade.

 

 

Belo Horizonte, 29 de abril de 2020.

 

 

Direção Geral do CEFET-MG

 

 

(Autenticado em 29/04/2020 14:21)
FLAVIO ANTONIO DOS SANTOS
DIRETOR GERAL - TITULAR
Matrícula: 980644

Notícia cadastrada em: 04/05/2020 17:05
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7