Banca de DEFESA: DIEGO ASCANIO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO ASCANIO SANTOS
DATA : 30/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Webconferencia RNP
TÍTULO:

Análise da correlação entre sentimentos e avaliações de qualidade sobre diálogos entre chatbots e seus usuários


PALAVRAS-CHAVES:

Chatbot, Sentimento Textual, Qualidade de Chatbots, Correlação.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

Chatbots que apresentam boa qualidade conseguem corresponder às expectativas de seu funcionamento e desta forma, aumentar a retenção, engajamento e satisfação de seus utilizadores. A opinião dos usuários — manifestada através de questionários — é utilizada para mensurar a qualidade destes agentes conversacionais, mas, apesar de ter utilização extensa em contextos comerciais e acadêmicos, possui limitações como métrica de qualidade tais quais: ser sucetível a viéses e displicências, bem como, não poder ser aferida em tempo real. Considerando o conceito de sentimento como um ponto de vista ou opinião que uma pessoa sustenta em relação a um determinado assunto, é possível examinar este conceito como uma métrica candidata de qualidade de chatbots, pois, o sentimento contém informações implícitas que, apesar de sucetíveis a viéses, mitigam displicências existentes nas opiniões manifestadas pelos usuários e por fim, pode ser inferido em tempo real através de algoritmos (ou procedimentos manuais) de análise de sentimento. Desta forma, a partir de referências que exploram o uso do sentimento para realizar inferências e apromixações da qualidade de chatbots — por ferramentas estatísticas de correlação — são realizados experimentos basedos nestas referências sobre o corpo de diálogos (entre humanos e chatbots) ConvAI, que contém conversas avaliadas em escalas Likert pelas opiniões dos usuários, em que os sentimentos das conversas não foram correlacionados com as avaliações emitidas por seus partícipes humanos. Por fim, os experimentos realizados sobre o ConvAI atestam — neste contexto — que o sentimento pode ser usado como um indicativo de qualidade de chatbots.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - DANIEL HASAN DALIP
Presidente - GUSTAVO CAMPOS MENEZES
Externa ao Programa - LIVIA MARIA DUTRA
Externa à Instituição - MICHELE AMARAL BRANDÃO - IFMG
Interno - THIAGO MAGELA RODRIGUES DIAS
Notícia cadastrada em: 18/11/2022 10:37
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8