Banca de DEFESA: IZABELA MARQUES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZABELA MARQUES DE OLIVEIRA
DATA : 20/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Campus Nova Gameleira
TÍTULO:

ANÁLISE MULTIPLEX DA REDE BRASILEIRA DE TRANSPORTE AÉREO


PALAVRAS-CHAVES:

Redes complexas. Redes multiplex. Índice de eficiência multiplex. Eficiência. Diversidade de conexões. Transporte aéreo. Difusão em redes de transporte aéreo.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

O transporte aéreo continua sendo a melhor opção para conectar regiões distantes e apoiar o desenvolvimento social e econômico mundial, apesar dos desafios ambientais. O Brasil depende fortemente dessa modalidade de transporte devido às suas dimensões continentais. Neste trabalho realizamos um estudo utilizando a abordagem multiplex de redes complexas para analisar a rede brasileira de transporte aéreo de passageiros, BATMN. Nesse contexto, criamos o Índice de Eficiência Multiplex (MEI) e suas versões para redes direcionadas e/ou ponderadas, que permitem quantificar o nível de heterogeneidade de conexões de uma rede multiplex em uma escala de 0 a 1, considerando características de direção e grau de importância das arestas, sendo apropriados para pesquisas em redes de transporte. Utilizamos o MEI para avaliar a diversificação de rotas das empresas de transporte aéreo no Brasil entre 2010 e 2021, um período marcado pela ocorrência de grandes eventos no país. Analisamos a influência de alguns desses eventos sobre a eficiência da rede, como a Copa do Mundo FIFA em 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016, assim como de outras mudanças no setor, incluindo a fusão entre companhias aéreas, a privatização de aeroportos, o encerramento de operações de uma importante transportadora aérea e da pandemia de COVID-19. Além disso, investigamos se a diversificação de rotas afetou os preços das passagens aéreas praticados no Brasil. Adicionalmente, por meio de uma metodologia recém-introduzida na literatura, examinamos a capacidade de difusão da rede e observamos o ganho relativo ocorrido em relação à difusão do sistema de transporte aéreo quando são consideradas as conexões de voos entre diferentes companhias aéreas, delineando um cenário de possíveis parcerias entre as empresas aéreas. As avaliações realizadas neste trabalho fornecem novas e significativas informações sobre a rede de transporte aéreo de passageiros no Brasil, contribuindo para otimizar a oferta desse tipo de transporte no país e, consequentemente, reduzir os custos envolvidos. Além disso, a metodologia proposta permite não somente uma análise diferenciada das redes de transporte aéreo, mas também a quantificação da eficiência de redes multiplex em geral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ALLBENS ATMAN PICARDI FARIA
Interno - ANTONIO PAULO BAETA SCARPELLI - CEFET-MG
Interno - ARTHUR RODRIGO BOSCO DE MAGALHAES
Externa à Instituição - BRUNA AMIN GONÇALVES
Externa à Instituição - LAURA CORINA CARPI - UFMG
Externo à Instituição - TIAGO ALVES SCHIEBER FARIA - UFMG
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 12:20
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8