Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA MIRANDA DE BESSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINA MIRANDA DE BESSA
DATA : 31/08/2020
HORA: 17:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-adelia-da-costa
TÍTULO: Formação docente e prática pedagógica de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente. Prática pedagógica. Educação Profissional e Tecnológica.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

A investigação sobre o tema: formação docente e prática pedagógica de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica(EPT), justifica – se pela sua relevância e influência direta na qualidade da educação nessa modalidade de ensino. Além disso, ao fazer um breve apanhado no banco de teses e dissertações da CAPES é possível perceber que há uma escassez de pesquisas em Educação que se dedicam a estudar sobre a temática. Para a realização desse trabalho, a metodologia escolhida será a pesquisa-ação em que a coleta e análise de dados e a intervenção acorrem de forma dinâmica durante o processo e os professores participantes da pesquisa atuaram de forma ativa. Para tanto, pretende – se, em um primeiro momento, conhecer o perfil dos professores que lecionam na EPT, sua formação inicial e continuada, bem como, investigar a prática pedagógica desses profissionais e os desafios cotidianos que eles enfrentam. Assim, em conjunto com os professores participantes, serão elencadas as principais demandas desses educadores com relação a promoção da aprendizagem dos alunos. Após esse levantamento, será elaborado um produto educacional composto de um curso de capacitação pedagógica em que será desenvolvido uma série de oficinas que terão por objetivo auxiliar os professores a superarem os dilemas do seu cotidiano em sala de aula e demostrar como otimizar a aprendizagem dos educandos. Assim, o objetivo geral desse trabalho é: analisar a formação e prática pedagógica de professores que atuam na EPT para compreender “se” e “como” a formação acadêmica dos professores investigados, possibilitam o desenvolvimento de ações que favoreçam a aprendizagem dos alunos. A fundamentação teórica para subsidiar a elaboração e a realização desse trabalho é composta por autores como: Costa (2012), Machado(2008), Moura(2008), Pena (2014) e Oliveira (2006) que desenvolveram investigações pertinentes acerca da formação de professores para EPT e sobre a prática pedagógica desses docentes na promoção da aprendizagem dos alunos. Além desses autores, Meneses filho e Costa (2017) e Souza e Rodrigues (2017) embasaram uma análise histórica de alguns marcos importantes da legislação que regulamentou a formação de professores para lecionarem na EPT. A realização dessa pesquisa acontecerá em uma escola técnica do sistema S de ensino durante o 2º semestre de 2020. O curso resultante do produto educacional poderá ser gravado, editado e distribuído para contribuir na formação continuada de outros docentes que lecionam em instituições de Educação Profissional e Tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROBERTA PASQUALLI - IFSC
Externo ao Programa - ALEXANDRE DA SILVA FERRY
Interno - JOSE GERALDO PEDROSA
Presidente - MARIA ADELIA DA COSTA

Notícia cadastrada em: 11/08/2020 16:02
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